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6 dicas práticas para otimizar o processo comercial de sua empresa

Sumário

Para que uma empresa tenha sucesso e seja competitiva no mercado, é preciso que estratégias sejam criadas para melhorar sua forma de produção e vendas. Muitos negócios querem ampliar seu faturamento por meio de novas ideias, que proporcionem bons resultados, mas, para isso, a primeira questão a se observar são os seus processos internos.

Otimizar processo comercial não é uma tarefa fácil, mas algumas práticas podem ajudar a definir um método que realmente gere resultados efetivos. Mas como fazer isso de forma objetiva e sem grandes custos? É fundamental adotar mecanismos para consolidar pontos específicos ligados ao setor de atuação, como o relacionamento com clientes, preparação interna de vendas, desempenho das equipes, entre outros.

Sendo assim, preparamos este texto para que você conheça algumas práticas que vão ajudá-lo a otimizar esses processos em sua empresa. Continue lendo!

1. Mapear e melhorar os processos comerciais

O primeiro passo para otimizar processo comercial e alcançar o sucesso de vendas é compreender o que é essa metodologia e como ela acontece dentro da empresa. Pode-se conceituar esse termo como um conjunto de tarefas repetidas que são estruturadas de modo a produzir um resultado igual ao seu final.

Esses processos se repetem rotineiramente, criando um ciclo de produção. Aplicado à seara negocial, entre o seu início e fim, há uma diversidade de atividades, como qualificação, pesquisa, atração etc., que, ao final, resultam no sucesso — a venda — ou não.

A primeira coisa a se fazer para otimizar as suas vendas é mapear os seus métodos comerciais. Não ter um parâmetro é uma falha comum, o que prejudica todas as atividades.

Antes de fazer qualquer modificação, é preciso entender como funciona toda a jornada do cliente dentro de sua estrutura de venda, desde o primeiro contato até a conclusão do negócio.

Assim, torna-se possível, nesse primeiro momento, identificar uma série de contratempos, como a falta de comunicação da área de marketing com a de vendas, a não segmentação de clientes, a perda de contatos e leads, propostas falhas etc.

Depois de conseguir identificar todas as situações problemáticas dentro do quadro de suas atividades, fica mais fácil entender em que local estão os gargalos que causam prejuízos nos resultados.

Ao identificá-los, é possível iniciar as mudanças de maneira simples e aos poucos, controlando as respostas e verificando a evolução de seu processo comercial até o ponto em que ele estiver promovendo o máximo de resultado.

2. Dispor de informações

A atual era é a dos dados, e boa parte do mercado já compreendeu que as informações são o petróleo de nosso tempo. Contar com números para sustentar suas decisões é a melhor maneira de manter-se à frente de seus concorrentes.

Caso você tenha dificuldades para responder qual foi o seu número de vendas no mês passado, qual o valor de ticket médio em sua empresa atualmente ou quais são os seus melhores clientes, é sinal de que faltam dados de controle em sua empresa.

Sem dados suficientes, não é possível perceber quais são os problemas do seu processo comercial, reduzindo a sua capacidade de melhorá-lo.

Você só terá compreensão dos problemas que enfrenta no momento em que eles se tornarem tão grandes a ponto de provocar a perda de capital do empreendimento. Para evitar isso, é fundamental buscar pelo máximo de informações possível acerca de cada processo.

3. Treinar a equipe

Simplesmente alterar seus processos almejando otimizá-los não vai ser suficiente: uma parte imprescindível de todas as atividades de venda é, claramente, o vendedor. Os funcionários são os principais responsáveis por bons frutos no setor comercial.

Ao juntar processos otimizados a uma equipe motivada e com conhecimentos precisos em vendas, você vai conseguir um ótimo retorno de seus processos comerciais.

No entanto, é necessário investir na contratação de bons colaboradores e em seu treinamento, para garantir a adaptação deles em todas as tarefas desenvolvidas no negócio.

Não será sempre que eles se adaptarão ao seu processo de vendas. Por conta disso, é interessante contratar colaboradores com menos experiência, que podem ser treinados nos processos usados em sua área comercial, garantindo, dessa forma, melhores resultados.

4. Analisar os números

Para conseguir otimizar processo comercial, é preciso perceber quais são suas forças e fraquezas. Isso pode ser realizado de maneira prática, por meio de uma análise de seus principais indicadores:

  • número de vendas realizadas;
  • número de negócios perdidos;
  • produtos mais vendidos;
  • ticket médio;
  • produtos menos lucrativos;
  • faturamento;
  • número de leads;
  • produtos menos vendidos;
  • produtos mais lucrativos;
  • quantidade de leads por nível do funil.

Essas são apenas algumas sugestões. Você pode analisar variados tipos de dados na busca por suas forças e fraquezas, com a meta de amenizar riscos e otimizar resultados.

5. Elaborar indicadores

Além dos números elencados anteriormente, para melhorar seus processos, você pode criar seus próprios indicadores observando cada particularidade de sua área de atuação.

É possível acompanhar, por exemplo, a velocidade na procura por uma solução oferecida pelo negócio, questões como modelos de venda, sazonalidade, entre outros dados que podem se tornar indicadores personalizados.

Com isso, torna-se viável ter um acompanhamento muito melhor de toda a sua operação de vendas, além de contar com auxílio de processos bem mais otimizados.

6. Investir em tecnologia

O investimento em tecnologia ajuda bastante qualquer empresa a conquistar novos clientes, além de agilizar o desenvolvimento do trabalho. Sistemas de gerenciamento, aplicativos, sites etc. são ótimas ferramentas para otimizar os processos, como também permitem a expansão de conhecimento e uso do seu serviço ou produto.

Plataformas em nuvem são excelentes facilitadores na otimização de processos. Você tem acesso a documentos, relatórios e arquivos por meio de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, bastando ter uma conexão com a internet.

Portanto, otimizar processo comercial auxilia na tomada de decisões e no crescimento da empresa. Não tenha dúvidas de que inovar no seu setor proporcionará grandes vantagens para a produtividade e faturamento do negócio. Então, busque implementar essas práticas em seus processos comerciais.

E aí, o que achou deste post? Deixe o seu comentário com suas dúvidas e impressões e participe da discussão!

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