logo

Como melhorar a experiência do cliente por meio do atendimento?

Sumário

Cada vez mais competitivo, exigente e dinâmico, o mercado demanda investimento em inovação, soluções e recursos para que a empresa se mantenha na liderança ou, pelo menos, à frente da concorrência.

Essas ideias têm como objetivo melhorar a experiência do cliente em relação à venda em si e à interação dos profissionais com o público, além de contribuir para um pós-venda eficiente.

Entre as principais razões pelas quais as empresas investem em ações para melhorar a experiência do cliente, podemos destacar o aumento do índice de satisfação e retenção dos consumidores, além das oportunidades de vendas adicionais.

No entanto, de nada adianta ações muito bem pensadas se o atendimento ao cliente não é satisfatório. Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas para que você entenda como a experiência do seu público pode ser melhorada. Ficou curioso? Continue com a leitura!

Qual é a importância de se preocupar com a experiência do cliente?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review, conquistar e fidelizar o seu cliente traz resultados muito positivos para o seu negócio. Ao atender suas necessidades, emoções e expectativas, a empresa tem a chance de tornar a experiência do público única. Logo, a tendência é que o consumidor volte a comprar aqueles produtos e/ou serviços e, principalmente, recomendar a marca aos seus amigos e familiares, o que aumenta a rentabilidade do empreendimento.

A experiência do cliente reflete as percepções que ele tem em relação à empresa, baseando-se no contato (tanto on-line quanto off-line), nas interações realizadas, nos processos de compra e, principalmente, no pós-venda.

No entanto, investir em ações e em um bom atendimento requer, por parte da empresa, um planejamento estratégico que vá além das ligações do pós-venda ou, até mesmo, de um envio de e-mail marketing. É necessário que todos os departamentos estejam alinhados para que a mudança de postura seja, de fato, realizada e para que o cliente reconheça e perceba que ele não é apenas mais um.

Como melhorar a experiência do cliente por meio do atendimento?

O atendimento torna-se uma das principais armas para melhorar a experiência do cliente. Como dito, de nada adianta uma estrutura bem elaborada, com preços atrativos e ações promocionais criativas, se o atendimento deixa a desejar. Portanto, confira as principais dicas de atendimento para melhorar a experiência do seu público. Acompanhe!

Mapeie os canais de comunicação e interação com o consumidor

Em sua empresa, você conhece quais são as características e as métricas dos meios de comunicação com o cliente? É imprescindível identificar cada um dos canais utilizados, com o objetivo de realizar um diagnóstico em relação à qualidade do serviço, eficiência, além de monitorar todos os contatos com o usuário — principalmente o primeiro.

A partir dessa análise, é possível estabelecer estratégias mais eficientes e diretas, visando melhorar o atendimento ao cliente por meio de todos os canais de comunicação da empresa.

Utilize redes sociais

Hoje, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para a interação entre clientes e empresa, tendo em vista que é possível estabelecer diálogos mais humanizados e pessoais, melhorando a experiência que ele tem em relação ao seu negócio.

Dessa forma, o investimento nesses canais é fundamental, pois o contato se torna mais ágil e fácil, comunicando-se com diferentes perfis de clientes, além de responder reclamações e sugestões em tempo real, assim como esclarecer dúvidas.

As redes sociais também podem ser utilizadas na estratégia do seu negócio para realizar ofertas e promoções, anunciar novos produtos e compartilhar as experiências positivas dos seus clientes. Você também pode publicar informações sobre a empresa, compartilhar notícias que se relacionam com o seu escopo e investir em depoimentos de parceiros e do público.

Nunca deixe de investir no atendimento

O bom atendimento vai além das redes sociais, é preciso investir em outras formas que tornam a experiência do cliente positiva e o atendimento eficaz. Por essa razão, contrate uma equipe de Call Center especializada e que esteja preparada e disponível para resolver os problemas e pendências do seu consumidor.

Essa pode ser considerada uma das melhores formas de fidelizar o cliente e deixá-lo satisfeito com produtos e serviços oferecidos, tendo em vista que o contato é mais pessoal, solucionando seus problemas em tempo real.

Para isso, é preciso ter uma equipe capacitada, com o objetivo de que todos os colaboradores estejam aptos para atender a todos os tipos de demandas (seja de sugestões e reclamações) de maneira educada e cordial. Esse bom atendimento dará à empresa uma vantagem competitiva — em tempos de crise, esse é um diferencial que faz toda a diferença!

Saiba ouvir os seus clientes

Resolver os problemas dos clientes que chegam até você é um fator muito positivo. No entanto, será melhor ainda é se você os identificar antes mesmo que eles aconteçam. Por essa razão, converse com usuários, tenha feedbacks e busque olhar por diferentes ângulos para o seu atendimento e os seus produtos, de modo a detectar falhas ou entraves.

Isso permitirá que você encontre soluções inovadoras e criativas, agregando mais valor ao seu serviço ou produto oferecido. Mais uma vez o atendimento se torna fundamental para a estratégia, tendo em vista que o colaborador precisa ter tato para colher essas ideias do seu público.

Preocupe-se com o pós-venda

O bom atendimento vai além do fechamento de contrato ou fim dos serviços. A experiência do cliente também estará diretamente relacionada ao pós-venda e, dessa forma, o consumidor não deve se sentir esquecido após a finalização de todo processo.

Para isso, crie canais de comunicação, como uma newsletter com assuntos interessantes ou e-mails marketing que ofereçam promoções, ofertas e detalhes sobre seus produtos. Pergunte aos clientes o que eles acharam das etapas, como foi o atendimento e o que poderia ser melhorado.

Peça também que ele avalie os lados positivos, afinal, recompensar os colaboradores que executaram um bom trabalho é motivador. Essa estratégia fará com que a sua marca seja lembrada e o cliente se sinta mais importante, se considerando mais do que apenas um número frio ou protocolo de venda.

Há muitas estratégias que buscam melhorar a experiência do cliente. Entretanto, estabelecer um relacionamento mais próximo por meio do atendimento e manter uma comunicação eficiente é a principal chave para alavancar seus negócios e fidelizar o consumidor.

Nesse momento, a empresa entenderá o cliente, suas necessidades e demandas, fazendo com que o consumidor dê mais credibilidade à sua marca, sendo fidelizado.

O que achou deste conteúdo? Tem outras dicas que melhoram a experiência do cliente? Deixe seu comentário!

Experiência do cliente

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!