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Confira 8 dicas de gestão para a sua equipe de vendas

Sumário

Ter uma boa gestão de equipe de vendas é um desafio para as empresas, pois organizar corretamente esse gerenciamento demanda entendimento sobre o assunto. É preciso entender que, para isso, é indispensável valorizar as qualidades dos profissionais envolvidos, buscando sempre atingir metas e promover a capacitação.

Construir esse time garante ótimos resultados, e essa é uma tarefa que exige uma série de estratégias de planejamento. Um dos passos fundamentais é montar uma equipe vencedora, além de apostar na tecnologia para otimizar o desempenho de todos os envolvidos.

Preparamos este texto para que você conheça algumas dicas de gestão correta da sua equipe de vendas. Confira agora!

1. Defina metas individuais e coletivas

Um gerenciamento voltado para a produtividade deve se basear na definição e na distribuição de objetivos que sejam ambiciosos e, ao mesmo tempo, retratem a realidade da empresa. É fundamental considerar os limites de atuação, cargo e experiência de cada colaborador, além do nivelamento com a estratégia corporativa, determinando uma coerência entre discursos, ações e decisões.

Assim, para que você tenha uma gestão de equipe de vendas eficiente, a colaboração e o senso de complementaridade devem ser estimulados também ao buscar atingir as metas coletivas. Mas esse planejamento deve ser mais extenso, incluindo projetos, ações e cronogramas, de forma a fortalecer a união entre os membros do time.

2. Padronize os processos internos

Quando não há processos padronizados, geralmente isso atrapalha o desempenho da sua equipe de vendas, provocando retrabalhos, dúvidas e atrasos. E esses desvios podem gerar riscos à imagem do negócio perante o mercado, deixando uma visão negativa de todos os envolvidos.

Desse modo, é preciso realizar um mapeamento minucioso dos processos internos para identificar falhas, gargalos e atividades que não gerem valor. Isso facilita estabelecer procedimentos mais eficazes, afastando, inclusive, os improvisos.

Vale ressaltar que a padronização dos processos também ajuda na gestão do conhecimento e na identificação de incoerências, fazendo com que a empresa crie novos meios de controle e monitoração da equipe.

3. Planeje a rotina da equipe

Para a boa gestão de equipe de vendas, a rotina deve ser planejada. Ou seja, é preciso definir metas e criar uma programação abrangente, de forma que todos os vendedores saibam o que deve ser feito, como e quando. Com essa organização, torna-se bem mais simples manter o foco nos resultados.

Além do mais, você deve estimular a organização dos profissionais sobre suas próprias atividades diárias. Existem ótimas técnicas que podem ser aplicadas, como a regra dos dois minutos ou o método Pomodoro. Uma sugestão é treinar as equipes nessas metodologias, para que sejam capazes de administrar melhor o tempo disponível.

4. Aprimore o sistema de comunicação

A qualidade do sistema de comunicação também interfere bastante no desempenho da equipe. Por isso, é essencial contar com um sistema que englobe vários canais internos — como aplicativos, newsletters, reuniões gerenciais, e-mails, plataformas e até mesmo o usual mural de avisos.

Além disso, é muito importante atentar para a linguagem e para o conteúdo das mensagens, a fim de garantir o aproveitamento e a serventia das informações. Dessa maneira, é possível manter a equipe atualizada sobre prioridades, urgências, indicadores e, em especial, sobre os obstáculos a serem conquistados.

5. Acompanhe o volume de negócios finalizados

Uma métrica muito importante para qualquer empresa é o acompanhamento da produtividade do setor de vendas através de medidas como número de saídas, conversão em vendas e tempo de fechamento. Acompanhe esses dados atentamente a fim de saber se tudo ficou de acordo com o previsto.

Muitas companhias utilizam essa métrica para os seus negócios, visto que ela está incumbida por elaborar os planos objetivos da empresa, sejam eles mensais, semanais ou diários. No entanto, toda essa análise precisa seguir os parâmetros objetivos de acordo com cada segmento.

É preciso prestar muita atenção quando você atua com outras pessoas. Então, evite vincular promoções somente aos resultados que o negócio conseguiu atingir, para não transformar o que deveria ser um time que deveria sempre buscar o crescimento conjunto em um grupo totalmente desunido.

Trabalhadores que atuam em um ambiente de tensão certamente terão dificuldades em lidar com os processos de venda da empresa.

6. Parabenize os vendedores pelos resultados.

Você não deve apenas cobrar! É certo que a cobrança deve acontecer, mas o outro lado da moeda também tem de ser levado em consideração. Saber reconhecer publicamente os melhores pelos resultados obtidos é algo essencial para que sua equipe saiba que está sendo reconhecida pelos esforços.

Não é apenas de cobranças que deve viver seu time de vendas, pois os desafios diários já são estressantes.

Assim, saiba reconhecer e valorizar toda vitória para conseguir ter um pessoal muito mais unido e forte, pois os problemas sempre aparecem e os desafios são constantes.

7. Tenha uma equipe autogerenciada

A gestão de equipe de vendas envolve um controle efetivo por parte da empresa. Entretanto, é preciso desenvolver sua equipe para que ela tenha um maior conhecimento e seja mais autônoma. O objetivo maior devem ser os resultados e processos e não apenas o controle rigoroso de cada membro da equipe.

Então, procure oferecer à sua equipe de vendas uma certa liberdade para ela se autogerenciar. Acompanhe mais os resultados e menos os procedimentos. No entanto, mais importante do que estabelecer metas e ferramentas é ser um líder exemplar.

Um gerente eficaz, com bom relacionamento interpessoal e conhecimento estratégico faz toda a diferença no momento de motivar e controlar um time.

8. Utilize um software de gestão

Em se tratando de gestão de equipe de vendas, pode-se afirmar que tempo é dinheiro. Uma organização de qualidade é uma das questões que mais cooperam para a otimização de tempo e, por conseguinte, o ganho financeiro.

Desse modo, para que isso seja viável e também faça parte da cultura da empresa, certas medidas devem ser implantadas, como o uso de um software de gestão de vendas (CRM), que vai otimizar todos os processos da sua equipe de vendas. Você terá um atendimento ao cliente muito mais efetivo e contará com um banco de dados atualizado, por exemplo.

Essa ferramenta facilita processos tidos como complexos, além de contribuir para uma melhor atuação da equipe como um todo.

Investir nesse tipo de solução deixa tudo mais fácil para os profissionais de vendas, pois eles vão conseguir ter um foco maior na sua área de atuação e também você otimizará os serviços prestados aos clientes.

Portanto, tenha uma gestão de equipe de vendas eficiente ao colocar em prática essas dicas, pois isso vai facilitar você construir um time campeão e deixará o negócio muito mais competitivo.

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