Corretoras de seguros começam a adotar a venda online

Sumário

O site do Centro de Qualificação do Corretor de Seguros (www.cqcs.com.br) publicou um interessante artigo de autoria de Sueli dos Santos sobre a adoção da venda online por corretoras de seguros.

O artigo relata depoimentos realizados por profissionais da área durante o XVI Conec.

O autor inicia o artigo mostrando que ainda há um longo caminho pela frente mas algumas empresas já começam a adotar o novo modelo, conforme relatado pela Porto Seguro.

Esse foi um tema muito recorrente em várias palestras no XVI Conec. Em uma delas, “Ponto com…Ponto quem? Ponto como?”, especialistas do mercado mostraram dados que apontam a tendência de compra e venda de seguro pela internet.

Rafael Caetano, responsável pelos canais eletrônicos da Porto Seguro, disse que o cliente de internet “é um cliente normal” e que a cada dia cresce o número de pessoas que buscam informações sobre seguros na rede.

Também foi comentada a expectativa da Caixa Seguros de estar presente no canal online.

Gustavo Zobaran, gerente de Comunicação e Estratégia Digital da Caixa Seguros, convocou: “Corretores: é hora de ir para o on-line – a internet tem de ser aliada, não uma concorrente.

É uma ida sem volta”. O ambiente digital, segundo ele, é medida pelo fato de que 76% dos internautas navegam na web assistindo TV e 51% fazem busca após serem impactados pela televisão. “Há um potencial de crescimento na venda on-line de seguros.

A expectativa é de que em 2019, conforme relatório mundial da Capgemini, um terço das vendas de seguros será realizada pelo canal mobile. É preciso estar presente. Os corretores são o principal canal de geração de experiência positiva com o cliente”, comentou Zobaran.

O artigo traz um ponto importante no comentário de Marcelo Blay, da Minuto Seguros.

Marcelo Blay, da Minuto Seguros, contou aos presentes sua experiência com uma corretora de seguros ponto com. Ele disse que optou por criar uma corretora multicanal porque “para vender, precisamos estar onde as pessoas estão”, disse.

O caminho foi longo. Ele revelou que fez pesquisa de mercado, montou um plano de negócios, apostou no desenvolvimento de tecnologia.

Sem dúvida, o grande potencial do canal online é chegar, de forma rápida, barata e prática, onde os clientes estão cada vez mais presentes.

Por outro lado é importante observar que usar um canal online não deve resultar na necessidade de abrir mão das formas tradicionais e efetivas de comunicação, como uma conversa ao telefone.

Atualmente existem tecnologias que permitem uma estreita integração entre o mundo online e a comunicação de voz, de forma que a equipe comercial possa se beneficiar da automação possível pela internet sem abrir mão de uma boa conversa para fechar os negócios.

Fonte: Centro de Qualificação do Corretor de Seguros –  www.cqcs.com.br

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