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Saiba o que é telemarketing ativo e como funciona esse modelo de operação!

Sumário

O telemarketing ativo – ou call center ativo – é um modelo de operação muito comum em empresas de telemarketing, vendas, cobranças ou pesquisas de mercado.

Por meio dele, é possível estabelecer um contato mais eficaz com potenciais empresas e consumidores, além de estreitar o relacionamento entre a instituição e os clientes.

Por isso, saiba mais informações sobre o assunto, incluindo o que é telemarketing ativo, como funciona e quais os benefícios desse tipo de operação para a sua empresa.

Boa leitura!

O que é telemarketing ativo?

Telemarketing ativo é um modelo de operação de central de atendimento, em que os operadores facilitam ligações para os clientes – ou potenciais clientes – com alguns objetivos claros na estratégia: 

  • oferecer produtos e serviços;
  • fazer vendas;
  • realizar cobranças
  • fazer pesquisas de satisfação; entre outras ações.

A ligação, por sua vez, parte da empresa, que procura estabelecer um vínculo e um contato proativo com o público consumidor. 

Já os operadores são treinados para conduzir as ligações de forma a oferecer um atendimento mais eficiente, além de atender todas as necessidades dos clientes, obtendo resultados cada vez melhores para as empresas, seja com o aumento de vendas ou redução de inadimplência.

E o telemarketing receptivo?

O telemarketing receptivo, por sua vez, consiste no canal de comunicação próprio para receber as ligações dos clientes (ou potenciais clientes) que estão interessados nos serviços prestados.

Qual a diferença de telemarketing ativo e telemarketing receptivo?

No telemarketing receptivo é necessário que os clientes façam as ligações, seja em busca de informações, suporte ou demais soluções de problemas. 

Dessa maneira, a principal diferença entre telemarketing ativo e receptivo é, justamente, a forma como as ligações são realizadas, uma vez que no telemarketing ativo a ligação deve partir da empresa.

Lembre-se, no entanto, de que ambas as formas de atendimento são fundamentais para uma empresa e devem ser oferecidas com qualidade e eficiência, em prol de um bom atendimento ao cliente.

Quais os benefícios do telemarketing ativo para uma empresa?

Entre todos os benefícios do telemarketing ativo, estes são os que se destacam:

  • aumento das vendas;
  • fidelização de clientes;
  • promove a imagem da empresa;
  • propõe uma coleta de informações mais efetiva sobre os clientes.
  • identifica oportunidades entre o público de potenciais clientes.

Com isso, de maneira resumida, o modelo de telemarketing ativo pode ser uma estratégia bastante benéfica para a empresa que adota, uma vez que propõe todos os benefícios acima.

Como implementar telemarketing ativo na empresa?

O primeiro passo para implementar uma estratégia de telemarketing ativo é investir no treinamento de toda a equipe, pois esse treinamento ajudará o time a ter domínio sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, como:

  • vantagens do serviço;
  • benefícios;
  • principais falhas: esse conhecimento é importante para contornar possíveis objeções; etc.

Após isso, é importante definir quais os objetivos da equipe para essa ação, pois será necessário avaliar os resultados para propor melhorias posteriormente.

Conheça, também, o público-alvo da sua empresa para que seja possível direcionar a equipe que vai atuar à frente do telemarketing ativo. Fazer isso fará, certamente, com que os clientes tenham a melhor experiência possível. 

Por fim, invista na melhor tecnologia possível para que o processo seja otimizado e, consequentemente, mais eficiente e produtivo.

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