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HSM WhatsApp – Saiba como funciona o template de mensagens ativa

Sumário

Você sabe o que é o modelo HSM no WhatsApp? Se não, que tal aprender para enviar mensagens ativas para os seus clientes?

O WhatsApp é, atualmente, a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Além disso, segundo uma pesquisa disponibilizada pela Valor Invest, cerca de 80% dos brasileiros utilizam a rede social para se comunicar com as marcas.

Dessa maneira, é visto que o canal se encaminha para ser a principal forma de interação entre marcas e seus clientes.

Então, se você quer saber mais sobre o modelo HSM no WhatsApp, confira o conteúdo!

O que é um modelo HSM no WhatsApp?

Para fazer o envio de mensagens ativas, sem que o cliente do seu estabelecimento tenha iniciado uma conversa pelo WhatsApp, é necessário seguir um modelo aprovado e fazer o disparo aos clientes.

O modelo HSM, por exemplo, que é a sigla para High Structured Message, são mensagens que obedecem uma estrutura pré-aprovada pelo WhatsApp para fazer contato de maneira ativa e automatizada.

Após o envio dessa mensagem, caso o cliente responda, é possível manter a conversa sem haver um limite de tempo estabelecido. 

Mas, se após o tempo de 24h desde a última mensagem não houver interação do cliente, será necessário fazer um novo envio.

A sessão das HSM, até que o cliente responda, dura 24 horas. Além disso, é permitido pelo WhatsApp o envio em massa de mensagens ativas para os números cadastrados dos clientes. 

Você pode utilizar essa tecnologia para informar, por exemplo:

  • Status de pedido;
  • O pedido saiu para entrega;
  • Boleto em atraso; e várias outras informações importantes!

WhatsApp Business Account (WABA)

Para permitir o atendimento em massa por meio do WhatsApp, é necessário utilizar a conta oficial chamada WhatsApp Business Account.

Por meio dela, é possível integrar a rede social com plataformas de atendimento ao público. Com um número de telefone, por exemplo, que pode ser fixo ou celular, é possível automatizar o atendimento, utilizando chatbots e fazendo a conexão destes com diversos atendentes humanos, o que faz com que o atendimento seja ágil e dinâmico.

Como começar a utilizar o modelo HSM WhatsApp?

Para começar os disparos, sua base de clientes precisa, primeiro, aceitar receber as comunicações da empresa por meio de um Opt-in.

Caso isso não aconteça, sua empresa pode ser até banida da plataforma, pois o WhatsApp, além de garantir a qualidade do conteúdo, propõe que os usuários aceitem recebê-lo.

Por isso, certifique-se de que seus clientes aceitaram receber seus conteúdos e, além disso, garanta que o que vai ser enviado seja relevante.

O que saber para ter um uso regular do HSM?

Tenha um número oficial para sua empresa

Após criar a conta do WhatsApp para sua empresa, a rede social vai fazer a verificação do número. Então, após validado, um selo verde será liberado.

Porém, para que sua empresa obtenha esse selo verde, é preciso muito reconhecimento público, o que acaba sendo uma decisão da própria plataforma.

Saiba quais as ações proibidas, que causam risco de ser banido

Enviar mensagens ativas para os clientes, sejam de promoções ou quaisquer outros assuntos, é considerado uma prática de SPAM.

Como dito anteriormente, isso é proibido pelo WhatsApp e pode fazer com que você seja banido da plataforma.

Por esse motivo, é necessário ter o Opt-in, que é a permissão do cliente para que você possa fazer o envio da mensagem para ele.

O que é o Opt-in?

O Opt-in é, de maneira simples, a aceitação do usuário para receber o conteúdo/as comunicações de uma empresa.

De maneira geral, no momento da inscrição em uma plataforma, como em uma loja virtual ou cadastro, o Opt-in ocorre por meio de um check-box.

Dito isso, é obrigatório ter essa solicitação de Opt-in antes de fazer o envio de uma mensagem ativa, caso o cliente não tenha iniciado a conversa.

Maneiras de regularizar o Opt-in

  • Envio de e-mail em massa para a base de clientes, solicitando a permissão de envio de mensagens pelo WhatsApp;
  • Via SMS;
  • Por meio de cadastros no seu site;
  • Cláusula de contrato.

O que é o Opt-out?

É importante para sua empresa permitir que o usuário cancele a inscrição a qualquer momento, para que o cliente não tenha uma experiência ruim.

Dessa maneira, o Opt-out é uma opção dada ao cliente para não receber mais as mensagens de uma determinada empresa.

Conclusão

Uma vez que o WhatsApp está se encaminhando para ser a principal forma de contato entre cliente e empresas, o HSM pode, certamente, ser uma opção interessante de modelo de mensagens ativas.

Portanto, estude bem sobre o assunto e coloque em prática todas as dicas deste conteúdo antes de optar pelo envio de mensagens.

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