logo

Segurança da informação no call center – porque é importante 

Sumário

A segurança da informação no call center é assunto de grande relevância em função da constante interação entre operadores e clientes.  

E, como nesse contato há acesso direto a dados pessoais do lead, adotar boas práticas de proteção digital é imprescindível. Mesmo porque proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações é dever da empresa que as armazena. 

Neste artigo discutiremos a importância da segurança da informação no call center e como ela contribui para a reputação da empresa, a confiança do cliente e o cumprimento de regulamentações como a LGPD

CONVERSE COM NOSSOS ESPECIALISTAS 

Proteção dos dados sensíveis, comuns no contact center 

No ambiente do call center, os operadores têm acesso a uma vasta quantidade de informações sensíveis dos clientes. São elas: dados pessoais, informações financeiras, registros de interações, etc. 

A proteção desses dados é de responsabilidade da empresa, sendo essencial para evitar vazamentos, fraudes e violações de privacidade. Além do mais, é uma exigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

Por isso, a segurança da informação no call center deve ser prioridade e a empresa deve ter pessoal capacitado para definir um plano de proteção digital eficiente.  

Esse documento vai permitir que as informações sejam armazenadas, transmitidas e tratadas de maneira adequada, reduzindo riscos de ciberataques.  

Entre as práticas recomendadas, podemos destacar: 

  • Ter políticas e tecnologias de proteção digital bem definidas, determinada por especialistas na área; 
  • Conscientizar os colaboradores para que saibam de seu papel na proteção da informação; 
  • Efetuar treinamentos e comunicar de forma clara as normas de segurança da informação no call center que foram adotadas pela empresa; 
  • Esclarecer toda a equipe sobre o que fazer no caso de ocorrer algum ataque digital e qual a penalização para o descumprimento das regras protetivas; 
  • Testar regularmente o ambiente digital em busca de vulnerabilidades e, se detectada alguma ameaça, solucioná-la com rapidez; 
  • Manter cópias de segurança dos dados para recuperação em caso de ciberataques. 

Outra medida de extrema importância é adotar soluções para contact center que sejam desenvolvidas por empresas idôneas e que ofereçam proteção robusta. Caso de controle de acesso feito com base na autenticação de usuário, restrições de privilégios e monitoramento de atividades em tempo real.  

Segurança da informação no call center e a confiança do consumidor 

A proteção digital desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da reputação de uma empresa.  

Por isso, incidentes de violação de dados ou vazamento de informações sensíveis podem causar danos significativos à imagem e credibilidade da organização.  

Os clientes confiam suas informações pessoais a uma empresa, esperando que sejam tratadas com responsabilidade.  

Quando uma empresa demonstra compromisso com a segurança da informação no call center, fortalece a confiança dos clientes, criando uma relação de transparência e credibilidade. 

Assim, podemos concluir que a adoção de práticas eficazes de cibersegurança é um diferencial competitivo. Além de contribuir para que a marca se mantenha em compliance, colaborando para atrair e reter clientes. 

CONVERSE COM NOSSOS ESPECIALISTAS 

Prefira soluções que ofereçam recursos para maior segurança da informação no call center 

A cibersegurança é uma preocupação crescente em todas as áreas de negócios, e os contact centers não são exceção. Especialmente hoje, com o crescimento do home office.  

Assim, contar com soluções confiáveis que garantam a proteção dos dados é imprescindível e deve ser um critério na hora de definir soluções para a sua operação.  

Especialista no setor, a Callix oferece ferramentas que se preocupam com a segurança da informação no call center. Isso porque compreende a importância da proteção dos dados dos clientes e oferece medidas robustas para garantir a proteção dessas informações.  

Através de tecnologias e protocolos de segurança avançados, protege as chamadas e dados transmitidos durante as interações, evitando o acesso não autorizado e ampliando a proteção das informações. 

Já seus recursos de monitoramento em tempo real permitem identificar atividades suspeitas, protegendo tanto a empresa quanto os clientes. 

Outra forma de Callix aumentar a segurança da informação no call center é mantendo suas soluções sempre atualizadas e oferecendo o recurso de gravação de chamadas.  

Essa funcionalidade possibilita a revisão de chamadas em caso de disputas ou problemas de segurança. Além disso, as gravações também podem ser usadas como evidências em casos legais ou para garantir a conformidade com as regulamentações. 

A segurança da informação no call center é assunto sério. Por isso, escolha uma empresa idônea, experiente e que trabalhe para oferecer sempre o melhor aos seus clientes. 

CONVERSE COM NOSSOS ESPECIALISTAS 

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!