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O que é VoIP? Entenda tudo sobre e como usar

Sumário

A tecnologia veio para, de fato, facilitar a comunicação entre as pessoas. Um grande exemplo disso é a Voz por IP. Mas, afinal de contas, você saberia nos dizer o que é VoIP? 

Podemos já adiantar que essa forma de se comunicar abre espaço para uma série de vantagens para qualquer negócio. Exemplos: mais praticidade, eficiência e bastante redução de custos no dia a dia de um empreendimento.

Ou seja: estamos falando só de benefícios imperdíveis e que agregam muito valor à sua rotina, concorda?

Para entender melhor sobre o assunto, nós preparamos este guia. Nos tópicos abaixo, vamos mostrar para você o que é VoIP, como esse sistema funciona, quais são as vantagens em pauta e muito mais!

Assim, todo o conhecimento adquirido aqui, sem dúvidas, vai ajudar você a atender melhor os clientes, vender mais, deixar os colaboradores mais satisfeitos e promover mais qualidade ao fluxo de trabalho! 

Então, continue a leitura e destaque-se perante à concorrência! 

E fique de olho nas soluções do Callix para saber como podemos ajudar nessa jornada!

O que é VOIP?

VoIP é a abreviação de Voice Over Internet Protocol. Um termo que, traduzido, soaria como Voz Sobre IP. Mas algumas pessoas também chamam VoIP de Voz sobre Protocolo de IP — ou simplesmente telefonia de IP. 

Então, todas essas terminologias significam a mesma coisa e respondem à mesma pergunta: o que é VoIP. Mas podemos ir além da parte conceitual, que está evidente até aqui, e explorar em detalhes o que faz essa tecnologia, afinal de contas.  

Vamos à resposta, então: VoIP foi criado para permitir chamadas telefônicas (efetuadas e recebidas) por meio da internet. 

É isso mesmo… O que acontece é que nem sempre é preciso usar, somente, operadoras de telefonia, aparelhos telefônicos e afins.

Dessa maneira, a comunicação de um call center, por exemplo, pode também acontecer via internet. E não faltam equipamentos para isso, como computadores, notebook, tablets, smartphones e outros dispositivos. 

Como o VoIP funciona?

Agora que já foi dito o que é VoIP, vamos entender como isso funciona na prática!

Todo o percurso é baseado na seguinte aplicação: você contrata um plano de internet banda larga (ou, ainda, por funcionamento a rádio ou a cabo) de acordo com as necessidades e perfil do seu empreendimento.

Assim, com a internet em pleno funcionamento, vem a segunda tarefa: assinar um serviço de Voz Sobre IP. 

E, como já vimos na conceituação sobre o que é VoIP, as ligações são possibilitadas pela internet a partir do passo anterior. Mais especificamente, com o “rastreio” de usuários e seus endereços de destino (celulares e telefones). 

Ou seja: as conversas são transformadas em pacotes de dados, que podem ser transferidos pela internet, por meio dos protocolos de IP. 

É uma forma extremamente prática de trabalhar e bastante alinhada às vantagens promovidas pela transformação digital. Algo muito diferente, portanto, do que acontecia décadas atrás. 

Mas estamos nos antecipando. Isso já é assunto para o próximo tópico… Agora que já vimos e definimos o que é VoIP, continue por aqui e veja como implementar o VoIP na central telefônica da sua empresa!

como se usa voip

Qual a diferença entre o VoIP e a telefonia convencional?

Quando o assunto abordado tem a ver com explicar o que é VoIP, muitas pessoas perguntam: mas qual é a diferença entre Voz por IP e a telefonia convencional? 

A resposta é definitiva: toda a diferença, pode apostar! 

Isso porque, a telefonia convencional utiliza aparelhos telefônicos comuns e, complementarmente, necessita de uma linha telefônica, ao menos, para funcionar. 

Além disso, as chamadas são possibilitadas por meio do trabalho de operadoras de telefonia. E o que dá para concluir disso? Os funcionários acabam tendo menos mobilidade e a empresa precisa arcar com custos maiores — além de depender de diferentes serviços e produtos para que tudo funcione perfeitamente. 

E não é só isso… Nesse caso, não é possível gravar ligações, coletar dados e ter relatórios (passos que fazem diferença, para as estratégias de negócios). O que gera uma limitação de alto impacto na performance da sua empresa. Especialmente, em uma época na qual podemos aprender e melhorar tanto por meio da análise de dados.

Já a telefonia por IP, por outro lado, veio para facilitar tudo… 

Todas as chamadas podem ser efetuadas e recebidas por intermédio de um computador. Outro diferencial é a comunicação interna da empresa, feita por ramais. Esse fato gera uma economia bem grande no dia a dia, permitindo um planejamento melhor para os próximos orçamentos da empresa. 

Além disso, os gestores têm a oportunidade de gravar as ligações e, ainda, escutá-las em tempo real. O que, como mencionamos anteriormente, é um fator decisivo para qualificar constantemente o trabalho realizado pelo seu departamento de atendimento.

O que leva a uma conclusão impecável: a geração e o acompanhamento dos dados são tarefas cruciais… Tudo para poder atender mais e melhor às expectativas dos clientes, algo que você percebe de imediato ao entender o que é VoIP e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Como fazer uma ligação VoIP?

É claro que, quando falamos sobre o que é VoIP, temos que nos aprofundar nos mecanismos técnicos e práticos da solução. E isso inclui saber quais são as formas de conexão de Voz por IP. 

Ou seja: por quais meios e passos, exatamente, dá para explorar a tecnologia. Algo que vamos falar a respeito logo abaixo, confira!

PABX digital

PABX digital é a sigla para Private Automatic Branch Exchange — ou que em português seria algo como a Troca Automática de Ramais Privados. 

Então, nesse tipo de tecnologia a empresa consegue agregar linhas digitais e analógicas. Isso vale tanto para a realização de chamadas externas (feitas e recebidas) quanto para ramais internos. 

Celular

Como já mencionado, a Voz por IP também acontece via celular. Um exemplo disso: imagine que a sua central de telefone seja de call center ativo, ok? 

Ou seja, diariamente os seus funcionários devem entrar em contato com os clientes e consumidores em potencial. Assim, o VoIP permite uma ligação de computador (empresa) para o smartphone (do cliente). 

Vamos a outro exemplo: um vendedor (que trabalha na parte externa da empresa) pode ligar para os clientes. E, para isso, ele só precisa ter um pacote de dados ou plano de internet para estar sempre em contato com o seu público-alvo, adquirindo total mobilidade e economia para atuar de qualquer lugar.. 

Telefone IP

O telefone IP basicamente é um equipamento conectado à internet. Então, nesse caso, uma central de telefone pode ter vários aparelhos ligados à web. 

Com isso, há uma excelente forma de fazer e receber chamadas, sem depender de linhas telefônicas para isso.

Computador

Existem, ainda, algumas empresas que fazem e recebem ligações só pelo computador mesmo. 

Ou seja: nelas, cada operador de telefonia conta com um PC ou notebook e o fone de ouvido, sendo que as ligações são estabelecidas entre computador e telefone ou celular. 

voip como instalar

Tipos de serviço VoIP

Se você já sabe o que é VoIP, pode ter percebido que essa solução não se restringe a soluções específicas. Trata-se de algo que pode transformar a rotina de empreendimentos de qualquer porte ou ramo de atuação.

E também tem tudo a ver com soluções residenciais, para o dia a dia, ajudando a agregar conveniência, praticidade e economia tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

O que promove ainda mais benefícios para você que vinha pesquisando uma solução para livrar-se de custos elevados ou da inflexibilidade de soluções como as convencionais linhas telefônicas.

Então, vamos ver quais são os tipos de serviço VoIP para que as suas aplicações sirvam de inspiração para você utilizá-lo conforme as suas necessidades, interesses e objetivos!

Serviços residenciais

Como apontamos acima, o bom de aprender o que é VoIP e quais são as suas aplicações é que você logo entende como levar esses benefícios para outras áreas da sua rotina.

É o caso do seu lar, por exemplo. Afinal, o VoIP pode ser uma excelente ferramenta para substituir o telefone fixo tradicional. Sem falar que a solução tecnológica ainda permite que você mantenha o seu aparelho de telefone e use-o em conjunto com o VoIP por meio de um adaptador, se quiser.

Portanto, essa é uma possibilidade interessante para quem prefere fazer uso dos aparelhos de telefone ainda — o que vale não apenas para soluções residenciais, mas para empresas também, como você deve ter concluído.

Serviços sem cobrança mensal

Existem soluções de VoIP das quais você entra e contato com o prestador do serviço e, por meio do uso de um hardware que você paga apenas pelo investimento, não existem cobranças complementares.

Ou seja: você paga pelo produto, apenas, e depois pode usufruir de todos os benefícios do VoIP — como a realização de chamadas ilimitadas — sem outras despesas. 

Pode ser uma excelente alternativa para reduzir custos em médio e longo prazo e garantir toda a praticidade e vantagem de um serviço de telefonia amparado pelas grandes e principais tendências de soluções tecnológicas da atualidade.

Serviços baseados em software

Outro tipo de serviço do VoIP atua como outras ferramentas de mensagens e ligações que ficaram populares na internet nos últimos anos. Como o Skype, para usar um exemplo.

O ponto, aqui, é que o VoIP quando atua como um serviço baseado em software, tem recursos e benefícios que variam conforme a solução de cada empresa. Assim, você pode analisar a melhor solução de acordo com as características desses prestadores de serviços e avaliar a melhor opção para o seu negócio, exclusivamente.

voip como funciona

E como funciona? Simples: você contrata o serviço, instala o aplicativo VoIP no computador ou no seu dispositivo portátil — como o smartphone ou o tablet — e pode usá-lo para fazer e receber chamadas.

Para isso, basta apenas carregar o crédito, servindo basicamente como um serviço de telefonia móvel pré-pago. O que é uma ótima forma de manter as despesas da empresa sob controle e para usar o serviço apenas dentro do que é necessário e planejado.

Serviços de VoIP móveis

O modelo acima mencionado é de grande valia para as atuais ferramentas de comunicação mais usadas do mercado. E, como a praticidade hoje se resume à mobilidade, dá para imaginar — agora que você já sabe o que é VoIP — que a tecnologia acompanhou a evolução tecnológica e está disponível para smartphones e tablets.

Assim, você só precisa de um sinal Wi-Fi, por exemplo, ou de um plano de dados confiável para que o seu dispositivo móvel seja uma imbatível ferramenta de comunicação — e profundamente acessível e econômica, o que é importantíssimo independentemente do ramo de atuação do seu empreendimento.

Serviços de VoIP para empresas

Por fim, ao falarmos sobre os tipos de serviço VoIP, podemos destacar aqueles que são baseados em redes internas e em PABX. Algo que pode ter um valor inestimável para transformar a rotina de qualquer empresa.

Sabe por quê? Porque são soluções flexíveis e que podem se adaptar facilmente às suas necessidades e objetivos. Quando falamos em serviços de VoIP para empresas, você pode avaliar as melhores configurações e recursos dentro das características da sua empresa. Existem, por exemplo, recursos e possibilidades de terceirização para garantir o pleno gerenciamento e a hospedagem do seu sistema VoIP escolhido.

Por que usar VoIP: quais as vantagens para as empresas?

Após chegar até aqui, você deve ter se dado conta de que, ao aprender o que é VoIP e entrar nesse universo, você acumula algumas vantagens. 

Mesmo assim, é importante reforçá-las, de maneira que você entenda como elas somam à sua rotina, especificamente. Por isso, para que isso fique bem claro, confira a seguir os benefícios que separamos. 

Já vale adiantar que eles são imperdíveis. Veja só! 

Redução de custos

O VoIP faz a movimentação de dados pela internet e por protocolos de IP. O que isso significa, então? Que a empresa pode reduzir drasticamente ou, dependendo do caso, excluir o uso de linhas de operadoras por completo! 

Isso só é possível porque o protagonismo da internet gera uma grande economia tanto nos custos de ligações para dentro quanto para fora da central. E você pode conectar toda a sua empresa sem a necessidade de ter tantas linhas telefônicas disponíveis.

Você simplifica e otimiza, portanto, essa gestão de despesas.

Sem burocracias

A Voz por IP, além de tudo, é prática. Como dissemos, basta contratar um serviço de internet e de telefonia desse tipo para que o seu negócio decole. 

Além do mais, você consegue ter total flexibilidade. Quer saber como? Digamos, por exemplo, que o seu empreendimento necessite aumentar ou diminuir a quantidade de atendentes da central

Sem problemas! Essas modificações podem ser feitas a qualquer momento, tudo com uma solução de VoIP alinhada ao que você está à procura. 

Segurança

Assim como toda solução digital, o VoIP foi idealizado para assegurar que todas as chamadas (internas e externas) feitas e realizadas sejam extremamente protegidas e seguras. 

Dessa forma, fica mais fácil manter os dados sigilosos, não importa se eles envolvem somente empresa ou clientes. Ainda, vale dizer que a qualidade das ligações é maior… Muito mais estável, mesmo. 

como usar voip no celular

Esse ponto por si só já melhora a experiência dos usuários e pode ser uma vantagem complementar, mas de grande significado para a promoção da qualidade do seu atendimento e de toda a comunicação da empresa, no geral . 

Potencial competitivo

Quem sabe o que é VoIP, e aposta nisso, sai à frente da concorrência! 

Afinal, por meio dessa tecnologia é possível ter mais facilidade para fazer chamadas (internas e externas). Sem contar que essas interações telefônicas possibilitam a geração de dados dos clientes. E que, como já vimos, podem ser usados posteriormente para a elaboração de novas estratégias — seja como um insight ou para diagnosticar carências e gargalos no trabalho

Esses fatores geram muito potencial competitivo, certamente, para o desenvolvimento de qualquer negócio! 

Integrações com outros softwares

As atividades em centrais de telefone precisam de softwares para se manterem funcionais, ativas e eficientes. 

Sendo assim, nada melhor do que poder integrar todos os sistemas, concorda? E o VoIP, além de tudo, abre espaço para essa ação tão impactante para as empresas, atualmente.

Vamos usar um exemplo para que isso fique mais claro? Imagine que, para concentrar os dados e histórico de contato com os clientes, seja necessário um software de CRM (Customer Relationship Management).

Pois bem! Ele pode ser usado dentro do VoIP e até com outras ferramentas de modo integrado. Agora, imagine o quanto isso pode gerar de oportunidades de desenvolvimento ao analisar as suas métricas e outros índices de performance?

Você só tem a ganhar quando tecnologias integram e dialogam entre si!

Mobilidade

O fato do VoIP funcionar para telefone e celular já significa muito mais mobilidade. Os funcionários conseguem trabalhar não apenas do escritório, mas de qualquer lugar. E mesmo assim, permanecem fazendo e atendendo ligações. 

Outro ponto importante: a Voz por IP pode ser implementada em sistema de trabalho híbrido ou, até mesmo, remoto. Basta ter um sistema na nuvem e dar o acesso aos funcionários. 

Em tempos de mobilidade, flexibilidade e até mesmo de trabalho remoto, aprender o que é VoIP pode fazer toda a diferença para tornar a sua empresa cada vez mais móvel, flexível e eficaz.

Ligações gratuitas

Sempre é importante lembrar que, no caso das ligações internas (por ramais), a empresa não paga nada. 

Pode não parecer, mas só isso já gera uma grande economia de custos mensais. 

Além do mais, para quem usa telefonia na nuvem, é possível ligar, pelo computador (no caso de chamadas fora do estado ou do país).

O VoIP é para sua empresa?

Bom, se você possui uma central de telefone, para ligar ou atender clientes, o VoIP pode ser muito vantajoso! 

telefone voip residencial

Os benefícios da tecnologia alcançam todas as pessoas… Os funcionários conseguem trabalhar com mais praticidade e eficiência. Sem falar no grande alinhamento que destacamos ao longo do artigo sobre a mobilidade e eficiência tecnológica promovidas pelo VoIP.

E, claro, os clientes também ganham, em melhorias para as ligações e atendimento como todo. Algo que promove a experiência deles e agrega em valor para o seu negócio.

O resultado disso é claro, inclusive: a empresa, a partir desses pontos, abre vantagem sobre a concorrência. Então, o investimento em VoIP vale muito!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços!

Conclusão

Desta vez, o Callix falou sobre o que é VoIP. O que achou das nossas dicas? 

Recapitulando… Voz por IP é um sistema que permite chamadas telefônicas pela internet. Essa facilidade traz muitos benefícios, como: 

  • maior eficiência nos atendimentos;
  • captação de dados dos clientes (de forma mais fácil);
  • geração de relatórios sobre os dados do público-alvo;
  • redução de custos;
  • mais praticidade nas tarefas.

dentre outros. 

Ficou ainda mais interessado no assunto? Então, vale a nossa última dica: continue aqui no blog do Callix. Toda semana, há novos conteúdos feitos especialmente para você! 

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