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Telefonia na nuvem: como funciona e quais os seus benefícios

Sumário

Você já ouviu falar em telefonia na nuvem? Essa é a melhor solução para empresas que trabalham com comunicação com os clientes (via telefone, claro). 

E não importa se as chamadas são para vendas, cobranças, solução de dúvidas, ouvidoria de queixas, enfim. 

Para esses e tantos outros casos, o discador em nuvem cabe muito bem. 

Sabe por quê? É que a tecnologia torna o trabalho mais prático, estável e eficiente. Além disso, o investimento tem ótimo custo-benefício. E esse é só o começo das vantagens. 

Então, quer saber mais? A Callix vai te passar todas as informações, por meio deste conteúdo. 

Os tópicos abordados serão os seguintes: 

  • Telefonia na nuvem: o que é?
  • Como funciona a telefonia em nuvem?
  • Quais os principais benefícios da telefonia em nuvem;
  • Como implementar na sua empresa?
  • Conclusão.

Boa leitura e aproveite as dicas imprescindíveis da Callix!

Telefonia na nuvem: o que é?

A telefonia na nuvem é uma tecnologia que deixa dados e rede de telefonia em armazenamento virtual. 

Ou seja, para trabalhar, basta acessar a internet e, a partir disso, ter acesso às informações. Empresas dos mais variados segmentos já fazem essa utilização. 

Observação: a telefonia na nuvem também é chamada de VoIP (voz por IP). 

Ainda neste conteúdo, você vai descobrir que existem muitos benefícios por trás daquela tecnologia. 

Continue por aqui!

Como funciona a telefonia em nuvem?

O funcionamento da telefonia em nuvem, primeiramente, depende de um servidor na nuvem. 

É dentro desse sistema que ficam os dados necessários para possibilitar ligações. 

Então, os funcionários de uma determinada empresa podem acessar o servidor (pela internet). 

Com isso, receber ou fazer chamadas, ver informações sobre clientes, acompanhar o tempo das chamadas e mais. 

Resumindo: o discador em nuvem substitui uma central de atendimento física e, além disso, mostra dados importantes para estratégias de negócios.  

Quais os principais benefícios da telefonia em nuvem

A tecnologia, de fato, trouxe muitas facilidades. Isso tanto para a vida pessoal quanto profissional. 

Ao que diz respeito ao trabalho, a VoIP vai desde praticidade à economia (de dinheiro e tempo). 

Confira mais sobre as vantagens:

Redução de custos

O primeiro benefício que podemos citar é a redução de custos. Com a telefonia na nuvem, não é preciso gastar dinheiro com discagens. 

Isso faz, ainda mais diferença, para empresas que ligam para outros estados ou, até mesmo, para outros países. 

Basta fazer as ligações pela internet, o que sai muito mais em conta para o bolso. 

telefonia na nuvem como funciona

Integração dos sistemas

Mais um benefício da telefonia na nuvem é a integração de sistemas. Vamos usar um exemplo para simplificar esse ponto. 

Uma empresa que trabalha com marketing, sem sombra de dúvidas, pode unificar o VoIP e CRM. 

Lembrando que CRM também é um software que guarda os dados de contato entre: empresa e cliente. 

Então, ficam registrados quantos contatos já foram feitos com um cliente, o que foi oferecido (produto ou serviço), quais foram as informações discutidas na comunicação, etc. 

Acaba que uma ferramenta complementa a outra, entende? Com isso, dá para ter muito mais sucesso, seja no call center ativo ou receptivo!

Os profissionais já vão saber tudo o que se passou, no contato com aquele cliente. Sem precisar procurar documentos em computadores ou em papéis. 

É muito, muito mais praticidade e agilidade mesmo! 

Flexibilidade

Os negócios cresceram e você precisa aumentar o time da central de atendimento? Tudo bem! Com a telefonia na nuvem, é possível fazer isso. 

Agora, são tempos de mais economia de dinheiro, então, o intuito é reduzir a equipe? Tudo certo também! 

A telefonia IP na nuvem permite essas mudanças, tudo de forma simples, clara e sem gastos exorbitantes. 

Você pode, por exemplo, colocar mais linhas e profissionais para trabalhar na central ou, ainda, diminuir tudo isso. 

Maior qualidade na voz

Além de todas as vantagens já mencionadas, sabia que a VoIP garante mais qualidade para as ligações. 

Isso acontece porque, para fazer ou receber chamadas, basta usar a internet. A conexão dessa forma é muito mais estável. 

Então, as ligações não ficam com chiados, “cortes”; muito menos, caem, como acontece com chamadas a cabo. 

Evite o transtorno que é ficar minutos ou horas sem atendimento ao cliente. Problemas desse tipo podem frustrar bastante a clientela!

telefonia na nuvem o que é

Simplicidade de implantação

Quando o assunto envolve sistemas tecnológicos, algumas pessoas ficam com medo. O receio está ligado à forma de instalação e utilização dos recursos. 

Quanto à telefonia na nuvem, você pode ficar tranquilo! 

É que o funcionamento da VoIP depende, somente, de um aparelho telefônico ou de um computador. 

Em seguida, basta implementar o sistema digital. Tudo bem simples, rápido e com preços justos, claro! 

Funcionalidades modernas e praticidade

Utilizar a VoIP é algo muito mais simples. 

Afinal, o sistema pode realizar discagens automáticas, guardar e mostrar dados sobre clientes e chamadas, integrar com outros softwares e muito mais. 

Tudo isso, com certeza, torna o trabalho mais prático. Além disso, usar um sistema tecnológico abre espaço para outras formas de trabalhar (com modernidade, flexibilidade e eficiência). 

Melhora das condições de trabalho 

Falando em formas mais modernas para trabalhar… 

A telefonia na nuvem possibilita o trabalho remoto. Isso mesmo: os seus funcionários podem atender ou receber chamadas de casa. 

E esse é um fator realmente excelente, já que o home office evita que os colaboradores precisem se deslocar (de casa para o escritório e vice-versa). E eles ainda podem aproveitar mais tempo ao lado da família. 

Melhorias como essa deixam os funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, engajados e produtivos. 

De quebra, a empresa pode economizar bastante em custos com: vale-transporte, aluguel de escritórios, etc. 

telefonia na nuvem benefícios

Como implementar na sua empresa?

A implementação da VoIP é bem simples mesmo. 

O primeiro ponto é entrar em contato com a empresa que oferece a telefonia na nuvem. Depois, tire todas as suas dúvidas e solicite um teste gratuito. 

O próximo passo é contratar um número de telefone com o seu DDD. Feito isso, agende um treinamento com a empresa de VoIP. 

A providência seguinte é fazer as configurações necessárias. Dentre essas tarefas, podem estar: segmentação de ligações, separação das chamadas por colaboradores, fila de atendimento, entre outras. 

Depois, é só usar a telefonia na nuvem e, claro, desfrutar de todas as vantagens dela. 

Achou interessante? Entre em contato conosco para conversarmos melhor!

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre telefonia na nuvem. Recapitulando: o termo significa uma tecnologia que deixa rede de telefonia e dados na nuvem. 

Ou seja, é possível ter uma central telefônica somente com o uso da internet, dispensando telefones. 

Uma solução como essa é muito mais moderna, além de eficiente, prática e econômica. Para fazer chamadas, por exemplo, o custo sai bem mais em conta. 

Além do mais, é possível integrar o sistema da telefonia na nuvem com outros softwares. Isso melhora as estratégias de negócios — não importa se a sua empresa faz ou recebe ligações dos clientes. 

Ficou ainda mais interessado no assunto? 

A Caliix é uma empresa especializada em contact center na nuvem. Conheça as soluções estáveis, inovadoras e em constante evolução da empresa! 

Tenha todos os benefícios da telefonia na nuvem! 

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