logo

O que é um sistema PABX e por que sua empresa precisa dele?

Sumário

O sistema PABX pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Sabe por quê? A questão é que ele facilita bastante a comunicação feita dentro e fora da empresa. 

As informações podem ser trocadas de forma, verdadeiramente, eficiente, prática, rápida, segura e econômica. 

Todos esses pontos, claro, somam à comunicação e atingimento de metas. Quem consegue se comunicar de forma clara e precisa, sem dúvidas, atrai e fideliza muito mais clientes. 

É para tudo isso que o PABX pode servir! 

Ficou ainda mais interessado em saber sobre o assunto? Temos uma ótima notícia para você! 

Nós da equipe Callix reunimos as principais informações, distribuídas entre os tópicos: 

  • Você sabe como funciona um sistema PABX?
  • O sistema PABX é uma central de telefones?
  • O que é um sistema PABX e como ele pode ajudar sua empresa?
  • Existe mais de um tipo de PABX, vamos às características de cada um
  • Conheça 5 vantagens em ter um sistema PABX para sua empresa
  • Conclusão. 

Continue a leitura e veja como a Callix pode te ajudar com o sistema PABX!

O que é um sistema PABX?

A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange. Já, na tradução para o português, isso fica como: Troca Automática de Ramais Privados.

Você sabe como funciona um sistema PABX?

Na prática, o sistema PABX significa um sistema que recebe linhas externas (com números fornecidos por operadoras de telefonia e os disponibiliza para ramais). 

Os ramais, conectados ao PABX, permitem ligações internas e externas. 

As facilidades são graças à alta tecnologia, na qual nós temos acesso, hoje em dia. Há algumas décadas, nada disso seria possível. 

Quem quisesse falar com alguém precisava, primeiramente, entrar em contato com a central de telefones. Depois, fornecer o nome da outra pessoa. 

Só então a telefonista podia encontrar esse segundo indivíduo e completar a ligação. 

Complicado, não é mesmo? Agora, imagine se o funcionamento de ligações ainda fosse assim, como seria para ligar para clientes? Impossível! 

Então, vale demais ressaltar e, claro, aproveitar todos os recursos tecnológicos PABX!

O sistema PABX é uma central de telefones?

Sim, o sistema PABX é considerado uma central de telefone. Afinal, ele consegue se conectar a uma operadora de telefonia e, ainda, a linhas telefônicas internas. 

Como o sistema PABX pode ajudar sua empresa?

A comunicação é um dos grandes pilares, isso para qualquer tipo de negócio. 

Dados e informações precisam ser trocados em momentos certos — tanto entre colaboradores, somente, quanto entre eles e os clientes. 

Com o funcionamento do PABX, essas trocas ficam bem mais fáceis. 

Vamos pensar, primeiramente, nas equipes internas da empresa. É comum que existam várias áreas, como: marketing, SAC, financeiro, entre outras. 

sistema pabx callix

A central de telefone, nesse caso, permite que os profissionais falem entre si quando e quanto quiserem. 

Caso contrário, imagine, eles teriam que fazer discagens comuns ou, ainda, ir até à mesa uns dos outros. 

Tarefas essas que só demandam mais tempo e, até mesmo, gastos. 

Além da comunicação interna, o sistema PABX também permite ligações externas. 

Ou seja, é possível entrar em contato com clientes — seja para fazer um pós-venda, uma cobrança, uma oferta de produto ou serviço, enfim. 

E durante a ligação, o atendente percebeu que precisa passar a chamada para outra área? Tudo bem, o PABX permite mais esse processo. Basta transferir a ligação para outro ramal.  

Como dissemos, dados e informações precisam circular o tempo todo, em uma empresa. 

Diante disso, você também precisa saber que o PABX gera relatórios com informações sobre as chamadas telefônicas. 

Vamos usar um exemplo…

Imagine que, em um call center receptivo, o gestor perceba que as ligações estão levando um tempo excessivo. 

Com essa noção, ele pode buscar quais são os pontos de dificuldade e treinar mais os times

Logo, os clientes vão se sentir muito melhores. Até porque, é muito frustrante levar horas para resolver um problema (seja ele qual for). 

Há, ainda, outros benefícios do sistema PABX. Já, já vamos falar mais sobre eles! 

Existe mais de um tipo de PABX, vamos às características de cada um

Conhecer os tipos de PABX é muito importante, para que você consiga escolher o melhor para sua empresa. 

Então, confira as variações de sistemas: 

PABX analógico

O PABX é antigo, um dos primeiros modelos criados. Ele funciona por estrutura própria, usando fios, cabos e terminais dentro da empresa. Já as linhas são provenientes de operadoras telefônicas mesmo. 

Com ele, também é possível fazer o seguinte: 

  • deixar chamadas em espera;
  • transferência de ligações;
  • usar identificador de chamadas;
  • bloqueio do recebimento de determinadas ligações;
  • configuração de senha para os ramais.

PABX IP

O PABX IP funciona por meio de Voip (Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre IP). 

Isso significa que a tecnologia Voip pode ficar conectada a um telefone, computador, smartphone, enfim. A partir disso, é possível fazer ligações para dentro e fora da empresa. 

Essa é uma alternativa mais fácil de ser instalada, se comparada a de PABX analógico. 

PABX híbrido

O PABX híbrido, como o próprio termo adianta, mescla diferentes tecnologias. Nesse caso, então, dá para fazer ligações por meio analógico, IP e digital. 

Na prática, o sistema faz uma análise e decide qual a melhor solução, para o momento. 

Exemplo: se o objetivo da empresa for fazer uma ligação para celular ou, ainda, para outro país — entra em ação o PABX digital. Essa forma garante mais economia. 

PABX em nuvem

O PABX em nuvem é a versão mais moderna, atualmente. O modo de funcionamento é muito parecido com o PABX IP. 

A grande diferença é que o software fica na nuvem e não em um espaço físico. 

Isso é excelente, sobretudo, para empresas que funcionam de forma remota. Os colaboradores podem trabalhar de casa tranquilamente. 

Os dados e, mesmo gravações de chamadas, ficam disponíveis na nuvem. Dessa forma, os gestores conseguem acompanhar tudo (mesmo que de longe). 

sistema pabx o que é

Conheça 5 vantagens em ter um sistema PABX para sua empresa

De fato, há muita tecnologia envolvida nos sistemas PABX. No geral, eles oferecem muitas vantagens para as empresas. 

Veja quais benefícios são esses: 

Melhorias no atendimento

Por interligar chamadas, o sistema PABX se torna mais prático e ágil. Além disso, as chamadas telefônicas são de boa qualidade. 

Todos esses fatores, claro, trazem melhorias para o atendimento. A comunicação, com clientes e colaboradores internos, flui. 

Gerenciamento inteligente

Quem trabalha com call center, seja ativo ou receptivo, sabe que a comunicação é crucial. Mas, ainda assim, ela não é o suficiente para o sucesso. 

Muito além da capacidade de falar e ouvir com atenção, é preciso pensar em estratégias. Como abordar um cliente para oferecer um produto, por exemplo? 

Insights desse tipo podem ser conseguidos por meio de dados (sobre o próprio perfil do cliente e do histórico de contato com ele). 

Com o sistema PABX, dá para ter acesso a relatórios que mostram diversas informações. 

Redução de custos telefônicos

A redução de gastos é sempre interessante, não é mesmo? Com o PABX, a empresa não precisa mais pagar por ligações internas. 

Além dessa economia, dá para citar a facilidade de instalação e manutenção das versões PABX IP e na nuvem. 

Ganho de produtividade

As equipes da empresa, além de tudo, podem se tornar muito mais produtivas. Pense: seja para trocar informações ou resolver um problema interno, basta discar um ramal. 

Todos os profissionais podem falar entre si quando e quanto quiserem, sem se preocupar com custos de ligações. 

Com o tempo que sobra, é possível pensar em outras melhorias, estratégias e afins para a empresa e os clientes. 

Ramais unificados

O sistema PABX tem ramais ramificados. Assim, profissionais e equipes internas podem conversar entre si. 

Como dissemos, não é preciso fazer uma ligação comum — o que geraria mais gastos. 

Além disso, a comunicação do dia a dia se torna mais rápida entre os colaboradores. 

Um PABX para empresas que precisam fazer e receber ligações com flexibilidade, economia e escalabilidade. Fale conosco e conheça!

sistema pabx como funciona

Conclusão 

Neste conteúdo, nós falamos sobre sistema PABX. A sigla que remete a Private Automatic Branch Exchange ou Troca Automática de Ramais Privados. 

É um tipo de tecnologia muito vantajosa para empresas. Afinal, por meio dela é possível fazer ligações (sem custos) entre áreas. 

Muito mais do que isso, dá para falar com clientes, parceiros, enfim, pessoas fora da empresa. 

Lembrando que o PABX se distingue entre alguns tipos. O PABX na nuvem é o mais moderno e ideal para empresas que trabalham remotamente. 

O funcionamento do sistema se dá por um software (disponível na nuvem). 

Confira mais informações desse tipo aqui no blog Callix! Garanta as melhores tecnologias para a sua empresa! 

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!