logo

Prefixo 0303: o que muda e como adequar a sua empresa de telemarketing

Sumário

Em 2022, um termo ganhou as páginas de notícias e o foco dos comentários entre empresas e profissionais de call center: estamos falando do prefixo 0303. 

Mas, afinal de contas, o que significa isso?

Basicamente, ele representa uma norma implementada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Para o quê? O ponto-chave é que essa novidade pode proporcionar mais conforto aos consumidores. 

Já para as empresas, é uma maneira de se reorganizar e fazer contatos mais eficientes. Ou seja, o assunto é interessante para todos: empresários do ramo do telemarketing e clientes. 

Quer saber mais sobre o tema? 

A Callix reuniu as principais informações. Confira tudo explicado de um jeito fácil e objetivo! 

Para ficar por dentro das soluções em telefonia, continue acompanhando nosso blog!

A importância das ligações de telemarketing?

As ligações do telemarketing têm uma grande importância, já que são feitas com o objetivo de vender produtos ou serviços (não importa de quais tipos eles sejam). 

Com isso, é possível aumentar o faturamento das empresas. 

Mas, afinal de contas, o que o prefixo 0303 tem a ver com as ligações do telemarketing? Bom, isso já é assunto para o próximo tópico. 

Continue por aqui!

O que é o prefixo 0303?

O prefixo 0303, como dissemos, é uma medida implantada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em 10 março de 2022. 

Com a nova regra, todas as empresas que realizam telemarketing precisam usar o prefixo 0303. 

O que isso significa? Toda vez que, for feita uma ligação (com oferta de produtos ou serviços), ela precisa ter o 0303 aparecendo no visor do celular ou telefone do cliente.  

Dessa forma, o próprio consumidor pode decidir se atende ou não a chamada. Não acontece dele achar que a ligação é de algum amigo, familiar ou do trabalho, por exemplo. 

Todas as centrais telefônicas precisam usar o prefixo 0303?

As ligações com prefixo 0303 são obrigatórias para quem vende produtos ou serviços, como dissemos. 

Ficam livres dessa obrigatoriedade quem realiza chamadas para fazer cobranças, pós-venda, pesquisas e, também, para pedir doações. 

Além disso, vale saber que, se os clientes quiserem, ele podem pedir o bloqueio das ligações 0303. 

prefixo 0303 como funciona

Entenda mais sobre a nova regra

As novidades, então, são: a norma do prefixo 0303 e o bloqueio preventivo — obrigatórios às empresas de telemarketing. 

O que acontece é que, antes, não existia uma maneira dos clientes identificarem as chamadas de telemarketing. Agora, com o início de número 0303, isso será viável.

Além disso, não existia o bloqueio preventivo…

Para evitar ligações de telemarketing, era preciso: bloquear as chamadas no próprio celular, entrar em contato com a operadora ou acessar o site “Não Perturbe”. 

Com a novidade, os telemarketings terão que perguntar, de antemão, se os clientes desejam o bloqueio. Se a resposta for sim, isso deve ser feito imediatamente. 

O que já está valendo

A obrigatoriedade do prefixo 0303 e o bloqueio preventivo já estão em operação (desde 10 de março de 2022). 

Mas, apesar disso, a Anatel informou que deu um prazo de 90 dias para esse ajuste. Ou seja, a tolerância vai até 10 de junho de 2022. 

Sendo assim, as empresas precisam se organizar para atender às normas, até o prazo. 

Como adequar as chamadas da sua empresa com a ajuda da Callix?

O ideal, sempre, é que as empresas divulguem seus números, para que sejam conhecidos pelos clientes e, assim, as pessoas atendam as ligações desejadas.

Fora isso, é preciso ressaltar que, claro, a Callix oferece as melhores soluções!

Você pode reservar um prefixo 0303 ou, ainda, fazer chamadas por meio de uma telefonia de bina local. Essas medidas ajudam a aumentar a taxa de atendimento. 

Também, vale mencionar os relatórios, que disponibilizamos, para comparar a taxa de atendimento e a conversão (por rota, o que te ajuda a escolher a telefonia para o seu negócio).

O que acontece se uma empresa de telemarketing não seguir a regra?

As empresas que não cumprirem com as novas regras podem sofrer punição (ainda não especificada). 

Além das punições, a empresa acaba ficando com a imagem manchada. 

Ou seja, fica tachada como aquele tipo de negócio que não faz ligações conscientes. Apenas liga interruptamente para seus contatos. 

prefixo 0303 callix

Spoofing: o que é?

O Spoofing (termo do inglês que remete à “falsificação”) significa o ato de fazer ligações do telemarketing, mas com números comuns. 

Dessa forma, por exemplo, ao invés de usar o prefixo 0303, a empresa adota um número comum de celular. 

É claro que isso vai totalmente contra a lei. As empresas não devem fazer isso, de modo algum. Já os clientes, caso passem por isso, podem  fazer uma denuncia à Anatel. 

Como essa nova regra impacta as empresas de telemarketing?

As empresas de telemarketing devem se adequar às novas regras. Para isso, precisam contar com tecnologia eficiente para implementar o prefixo 0303. 

Além disso, lembrando: é necessário coletar informações com os clientes, a fim de saber se eles desejam bloquear ou não as chamadas. 

É claro que tudo isso gera demanda sobre o tempo e força de trabalho. 

O indicado é que a empresa realize uma força-tarefa para conseguir cumprir suas obrigações (tudo dentro do prazo, é claro). 

prefixo 0303 o que é

Para ficar por dentro das soluções em telefonia, continue acompanhando nosso blog!

Conclusão 

Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre o prefixo 0303. Ele significa uma das novas regras impostas pela Anatel. 

Com a novidade, as empresas de telemarketing precisam usar esse prefixo, ao ligarem para as pessoas. 

Dessa forma, os clientes conseguem identificar o objetivo da chamada, e decidir se a recusam ou não. 

Outra obrigatoriedade nova é a do bloqueio preventivo. Ao invés de precisar recorrer a modos de barrar chamadas, os clientes podem informar — aos telemarketings — que não querem receber ligações deles. 

Com essas mudanças, o esperado é que os consumidores se sintam mais confortáveis. 

Além do mais, as empresas acabam tendo que pensar em maneiras de contato mais eficientes

Não simplesmente “ligar por ligar”, mas encontrar modos de despertar a atenção dos clientes, e fazer um contato produtivo. 

Quer saber ainda mais sobre esse e outros assuntos de telefonia para empresas? Continue aqui no blog da Caliix! 

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!