logo

Telefonia na nuvem: confira o que é e descubra as vantagens!

Sumário

Os recursos na nuvem já fazem parte do cotidiano das pessoas e essa é uma tecnologia que realiza todo o seu trabalho por meio da internet. A cloud computing é bastante utilizada pelas empresas e pelos usuários domésticos e uma das inovações que está cada vez mais em alta é a telefonia na nuvem.

O seu objetivo é de minimizar a quantidade de equipamentos físicos no local de produção, como gateways e servidores, precisando, dessa forma, apenas de computadores e smartphones com acesso a internet. Essa prática visa reduzir custos com a aquisição de infraestrutura e exige somente uma conexão com a internet.

Dessa forma, preparamos este post para que você descubra quais são as vantagens dessa telefonia. Confira agora!

O que é telefonia na nuvem?

É um serviço fornecido por empresas de tecnologia, que deslocam toda sua rede de telefonia para a Internet. Como utiliza a rede mundial já instalada no empreendimento, não é preciso de nenhuma outra estrutura, como cabeamentos ou manutenção de hardware e periféricos.

Para realizar a telefonia por meio da internet, é fundamental ter um entroncamento SIP ou modelo “SIP Trunk” (confiança de IPs). Assim, a operadora precisa configurar no servidor de telefonia o IP principal para encaminhamento de chamadas da empresa de sistema de contact center.

Em relação à telefonia móvel, isso pode ser realizado por meio de uma chipeira (tecnologia GMS) ligada a um gateway para promover o entroncamento SIP. Contudo, isso pode acabar apresentando alguns problemas, já que ela necessita de alto grau de gerenciamento.

As operadoras criaram algoritmos para pegar esse tipo de atividade e bloquear os chips e isso acaba reduzindo a capacidade de fazer ligações. Outra questão relevante é que a qualidade das ligações entre chips diferentes pode deixar tal ligação comprometida em termos de qualidade.

Além disso, Rotas GSM não emitem sinalização SIP. Isso promova dificuldade para o discador automático, já que ele usa a sinalização para realizar as discagens.

Em contrapartida, a telefonia fixa pode ser entregue utilizando E1 Digital por meio da internet ou fibra. Quando ela é entregue via fibra, há latência e perda de pacote. Agora, a telegonia fixa disponibilizada em SIP apresenta sinalização bem superior, otimizando a eficiência de operações ativas que utilizam discadores automáticos.

Quais são as vantagens da telefonia na nuvem?

Essa tecnologia apresenta diversas vantagens para qualquer empresa. Dentre elas, podemos destacar:

  • flexibilidade: ao utilizar uma telefonia na nuvem, é possível deslocar seu escritório para qualquer lugar, sem se preocupar com seu equipamento de PABX;
  • escalabilidade: o uso dessa tecnologia permite que você não tenha mais preocupação com capacidade e escalabilidade, já que esses problemas são solucionados pelo prestador de serviços;
  • alta disponibilidade: se houver algum problema na empresa, ainda assim é possível se manter operacionalmente com a telefonia na nuvem.

Além do mais, ela é capaz de diminuir custos por meio da escala gerada pelos clientes e, assim, oferecendo contingências sem custo adicional. Ela mitiga custos indiretos como não necessitar gastar com um mantenedor de PABX, ganho de espaço por não necessitar de equipamentos e a empresa não precisa dimensionar sua capacidade por pico, por exemplo.

Como implementá-la?

Para implementar a solução é simples! O serviço é realizado pela empresa contratada e é ela que precisa se preocupar com qualquer detalhe. Contudo, há alguns dados essenciais a se saber antes de contratar o serviço ideal:

  • o conceito da operadora no mercado;
  • qualidade do suporte oferecido;
  • velocidade da sua Internet;
  • a rota de telefonia que a operadora usa.

Além disso, é muito importante que a empresa contratada ofereça um sistema de contact center e não apenas de telefonia na nuvem pura. A Callix, por exemplo, realiza a implementação em 20 minutos, simplesmente coletando informações para criar a conta. Ao criar essa conta, a empresa contratante já terá a telefonia disponível, não sendo necessário baixar um software para ter esse acesso.

O cliente, então, acessará um ambiente individual por meio de login e senha, do mesmo modo que qualquer plataforma da internet é acessada com e-mail e senha. Não é necessário realizar nenhum download.

Como realizar e receber ligações com a telefonia em nuvem?

A realização e recebimento de ligações acontece via operadora IP, a qual disponibiliza a linha (número virtual) e o número para o local em que os clientes deverão ligar quando precisarem falar com a empresa. Um ótimo benefício disso é o volume de ligações simultâneas que podem ser feitas e recebidas, visto que elas são bem superiores ao oferecido pela linha comum.

Além disso, mesmo estando na nuvem, o fluxo de ligações continua sendo registrado na plataforma. Relatórios de ligações que entram e saem, ramais, entre outros, tudo pode ser gerado normalmente.

Os ramais fornecidos por uma plataforma de telefonia na nuvem podem ser usados de qualquer lugar que disponibilize acesso à internet. Profissionais da sua empresa poderão fazer uma ligação entre ramais e dialogarem sem que haja algum custo por essa ligação.

Vale a pena adotá-la na empresa?

Como descrito ao longo do texto, existem várias vantagens em utilizar um sistema de telefonia na nuvem. Por causa das funções disponibilizadas em uma plataforma cloud, é possível personalizar esse serviço para atender às necessidades de cada negócio.

Assim, não é obrigatório designar todo o orçamento corporativo em uma solução cara e que, provavelmente, será pouco utilizada. Em contrapartida, a telefonia na nuvem atua sob medida, ou seja, se amolda exatamente ao perfil de cada empresa, no que diz respeito aos recursos e, por consequência, ao custo.

Naturalmente, é essencial contratar uma empresa especializada que busca analisar os projetos e colocar em prática um planejamento estratégico e a Callix proporciona isso! Ela oferece uma série de rotas de telefonia já contratadas com as operadoras, de modo que já alta disponibilidade para o cliente utilizar o sistema. Além disso, a Callix preza pela qualidade do sistema que se iguala aos serviços de telefonia GSM.

Enfim, a telefonia na nuvem é uma maneira moderna e prática de se comunicar. Ela apresenta versatilidade e muitas outras opções de escolha conforme cada segmento. Desse modo, seu negócio apresentará uma comunicação muito melhor e mais eficiente.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!