logo

Televendas: entenda o que é, como funciona + dicas para sua empresa

Sumário

Velocidade, eficiência e controle de custo são fatores fundamentais para uma operação eficiente de televendas ou telemarketing.

Para isso, é fundamental que o sistema conte com as seguintes ferramentas: 

  • discador automático — que entrega chamadas com rapidez e eficiência;
  • detector de caixa postal — para evitar que seus operadores percam tempo com ligações improdutivas;
  • relatórios gerenciais — ideais para controlar seu investimento e desempenho.

Mas, afinal de contas, como conseguir tudo isso e outras vantagens? A resposta é um só: por meio de uma plataforma 100% na nuvem

Pois bem! 

A Callix oferece uma solução efetiva para uma operação ativa de vendas. Sua empresa pode começar com uma operação bem pequena e crescer conforme a demanda aumentar com as  ferramentas do nosso serviço.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aproveite as dicas! 

O que é televendas?

Como o próprio nome já adianta, televendas é o ato de realizar vendas por meio do telefone. Então, vamos supor que você tenha uma empresa de seguros, ok? 

Nesse caso, é possível contar com uma central para ligar para futuros clientes e oferecer: seguro viagem, seguro e vida, seguro automotivo, entre outros produtos. 

Por que trabalhar com televendas?

Fazer vendas por um telefone é uma forma mais prática de entrar em contato com os clientes. Afinal, basta ter um telefone ou, ainda, um celular. 

Outro ponto interessante é que a comunicação (via telefônica) é mais direta. Ou seja, fica mais fácil explicar os produtos e serviços, forma de adesão, regras, etc., etc. 

O cliente, de fato, consegue entender melhor todos os detalhes envolvidos. Com uma boa comunicação, logo, também fica mais fácil criar uma boa relação com o público. 

Os seus clientes vão se lembrar da primeira vez que falaram com sua empresa… O quanto isso foi eficiente e confortável. 

Daí em diante, o caminho fica mais aberto para novas vendas e clientes fiéis. 

Qual a diferença de telemarketing e televendas?

É muito comum as pessoas usarem os temos telemarketing e televendas como sinônimos. Mas, atenção: existem, sim, diferenças entre eles. Vamos entender isso melhor neste tópico!

O telemarketing é mais abrangente. Isso porque ele não só pode realizar vendas diretas como, também, ligar só com o intuito de captar novas informações sobre os clientes.  

Podemos dizer, então, que é uma parte mais estratégica. Tudo para manter o público interessado na empresa. 

Já televendas fica concentrado em vender, sejam produtos ou serviços, por telefone. O que acontece, claro, é que uma área pode complementar a outra. 

Por exemplo, quando o telemarketing colhe um feedback importante, fica mais fácil melhorar os produtos ou serviços e, depois, ajudar a empresa a vender mais. 

televendas como funciona

Como funciona a televendas?

A televendas funciona por meio de uma central telefônica. Dessa forma, a sua empresa precisa ter — presencialmente ou no sistema remoto — atendentes bem treinados. 

Além disso, uma tecnologia de ponta que funciona a qualquer hora e lugar. Já, já vamos dar dicas bem específicas sobre isso. 

Bom, e aí, os operadores vão ligar ou receber chamadas — todas com foco em vendas. Um detalhe é que, nas ligações, os clientes já podem resolver tudo — incluindo o pagamento do serviço ou produto. 

Importância da televendas para as empresas

O telefone não perdeu sua função, ainda que a comunicação pela internet (como mensagens instantâneas) tenha disparado nos últimos anos. 

Para muitos clientes, poder falar com um atendente é peça-chave para tirar dúvidas e decidir por uma compra.

Vale sempre a pena considerar o ato de vender por telefone. Ainda na dúvida sobre esse investimento? Confira outras importâncias dele: 

Proximidade com o cliente

Bom, ressaltando: o diálogo pelo telefone é mais direto, eficaz e ágil. Todos esses pontos agregam muito valor para a comunicação. 

Logo, eles também faz com que o cliente sinta maior confiança na empresa. Ele pode entender, mais e melhor, as características dos produtos ou dos serviços. 

Sabe aquele velho ditado de que “a primeira impressão é a que fica”? Fale com seu público-alvo e mostre, logo de cara, que você tem uma excelente comunicação! 

Maior alcance

Outro aspecto importante é que, por meio do telefone, é possível alcançar centenas, milhares de pessoas. 

Basta pensar que, do público mais novo ao mais maduro, há a utilização de telefone ou de celular. 

Aproveite essa característica bem comum para entrar em contato com outras pessoas e “vender o seu peixe”. 

Baixo custo

Mais uma vantagem de televendas é que ela tem custo acessível. Uma central telefônica pode ligar para muitos e muitos clientes, por dia. 

Aliás, daqui a pouco, nós vamos falar sobre usar algumas tecnologias que facilitam o trabalho dos atendentes. 

Você vai descobrir, por exemplo, como automatizar alguns processos e tarefas. Continue por aqui! 

Suporte para outros canais

Durante as vendas por telefone, é comum descobrir mais informações sobre o perfil dos clientes, as necessidades e expectativas deles. 

Os dados, sem dúvidas, podem ajudar muito outras áreas. Um time de produtos e de Customer Service (Serviço ao Cliente) podem aproveitar os insights para oferecem mais vantagens ao público-alvo. 

É sempre importante lembrar que as áreas trabalham de forma conjunta. 

Como se trabalha com televendas? 5 dicas para prestar um bom atendimento

Mas, afinal de contas, como ter uma área de para vender por telefone? É isso o que nós vamos falar agora. 

Veja só cinco dicas cruciais para a sua empresa: 

Tenha um roteiro preestabelecido

É importante que os atendentes sigam um roteiro já preestabelecido. 

No documento, pode haver: como abordar um cliente, quais perguntas fazer, como destacar produtos ou serviços, de que forma contornar possíveis objeções, etc. 

Tudo isso torna a comunicação mais objetiva e eficaz. 

Seja cuidadoso com expressões e orações negativas

Precisa dizer que há restrições para uso de algum serviço? Ou, ainda, que um produto pode ficar mais caro? 

Tente usar palavras e expressões mais brandas, que não assustem o cliente. Além disso, claro, explique tudo detalhadamente, para não ocorrer enganos. 

Conheça seus clientes antes de iniciar a ligação

Esse é mais um ponto fundamental em televendas: antes de entrar em contato com os clientes, conheça bem o público. 

Nesse sentido, um estudo bem aprofundado sobre personas pode fazer total diferença. Por exemplo, saiba quais são as dores, possíveis objeções, sonhos e expectativas dos clientes.

televendas o que é

Ofereça um atendimento diferenciado

Vale a pena, ainda, saber como a sua concorrência age na forma de vendar via telefone. Depois, entender se esse comportamento é ideal para o público-alvo. 

Será que não existe nada de diferente, inovador, que você possa adotar? Um atendimento diferenciado abre muitas portas, pode acreditar! 

Invista em treinamento e testes

Você pode montar uma equipe de vendas muito bem experiente. Mas, ainda assim, os treinamentos e testes não perdem seus valores. 

Trazer novos desafios e jeitos de se comunicar ajuda nas habilidades dos atendentes. Aliás, ter um bom jogo de cintura faz toda a diferença em vendas! 

Como a Callix pode te ajudar com as televendas!

A Callix tem um sistema de telefonia em nuvem. Desse modo, o call center pode funcionar dentro da empresa ou, ainda, de forma remota — por exemplo, diretamente da casa de cada colaborador. 

Para isso, claro, é necessário ter acesso à internet e um computador ou notebook. 

Já as funcionalidades do sistema virtual são essas aqui: 

  • discador automático (o que facilita o trabalho dos operadores);
  • gravação de chamadas;
  • geração automática de relatórios;
  • central telefônica que unifica chamadas externas e ramais internos;
  • dentre muitas outras. 

Conheça mais das soluções tecnológicas da Callix para você vender por telefone! 

Conclusão 

televendas callix

Viu só como vender por telefone pode ajudar muito a sua empresa? Vamos recapitular alguns pontos importantes… 

Televendas nada mais é do que realizar vendas por telefone. Essa é uma forma de comunicação bem vantajosa. Os principais benefícios são: 

  • comunicação direta;
  • agilidade;
  • baixo custo;
  • maior alcance de público. 

Já para passar a fazer vendas via telefone, você pode contar com o sistema de telefonia na nuvem da Callix! 

Toda a tecnologia funciona por meio da internet, ou seja, onde e quando você precisar. Aproveite todo esses benefícios para os seus negócios!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!