logo

Confira aqui o glossário completo para call center!

Sumário

O glossário para call center compreende todos os termos, siglas e palavras utilizadas especificamente no mundo do atendimento por telefone. Conhecer bem essas palavras ajuda a entender melhor o ambiente de trabalho, dá mais segurança nos processos e melhora o suporte ao cliente.

Além do mais, muitos desses termos se referem a alguma métrica de atendimento, sendo importante para medir a qualidade do serviço. Quer entender melhor o vocabulário de call center? Então fique aí e boa leitura!

Conheça o glossário para call center

Absenteísmo

  • descrição: padrão de ausência no trabalho. Quando colaboradores faltam, aumenta o índice de absenteísmo;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Aderência

  • descrição: relação do horário de trabalho do agente e sua escala. Quanto mais próximo de cumprir o horário de sua escala, mais aderência o agente tem;
  • uso: indicador de qualidade da equipe;
  • exemplo: horário de trabalho das 14h às 20h20 e o agente trabalhou das 14h20 às 20h40, portanto, ficou 20 minutos fora da aderência.

Agente

  • descrição: o mesmo que operador ou atendente, pessoa que trabalha em centrais de atendimento;
  • uso: identificação de função.

Atendente

  • descrição: o mesmo que operador ou agente, pessoa que trabalha em centrais de atendimento.
  • uso: identificação de função.

Atendimento ativo

  • descrição: aquele atendimento que ocorre quando o agente liga para o cliente, também conhecido por call center ativo;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: cobranças, telemarketing e vendas.

Atendimento misto

  • descrição: é a operação que atende chamadas recebidas e feitas para os clientes, também conhecido por operação blended;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: suporte pós-vendas e help desk.

Atendimento receptivo

  • descrição: é o atendimento que ocorre quando a empresa recebe chamadas dos clientes, também conhecido como call center receptivo;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: televendas de e-commerce e SACs.

Atraso médio gerenciável

  • descrição: é o tempo entre a ligação ser atendida pelo cliente e o colaborador iniciar o atendimento. Quanto menor essa taxa, melhor será o atendimento;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Autoatendimento

  • descrição: atendimento feito de maneira autônoma pelo próprio cliente — ele se autoatende — e requer automatização de processos;
  • uso: concede maior agilidade ao atendimento;
  • exemplo: 2ª via de fatura pelo site e cancelamento de serviço pela URA.

B2B

  • descrição: sigla para Business-to-Business e significa o relacionamento de empresa com empresa, feito entre fabricante ou fornecedor de serviço com os parceiros de negócios e clientes corporativos;
  • uso: denomina o tipo de atendimento dado pela operação. Atendimento B2B é suporte ao cliente corporativo, atendendo exclusivamente empresas;
  • exemplo: atendimento a lojistas interessados na compra em larga escala de eletrodomésticos direto de fábrica.

B2C

  • descrição: sigla para Business-to-Customer e define o relacionamento de empresa com cliente, feito entre clientes domésticos e atendentes;
  • uso: denomina o tipo de atendimento dado pela operação. Atendimento B2C é suporte ao consumidor comum, sendo um atendimento exclusivo;
  • exemplo: atendimento de uma central de vendas online ou suporte a clientes de telefonia doméstica.

Backoffice

  • descrição: operação que faz um atendimento mais aprofundado das demandas dos consumidores, geralmente atendendo o segundo nível dessas questões. É também assim denominada porque reúne vários recursos utilizados por departamentos diferentes, requerendo acesso especial dos agentes;
  • uso: atendimento especializado em SACs;
  • exemplo: suporte técnico em casos de perda de sinal na televisão a cabo ou resoluções para cobranças indevidas.

Banco de dados

  • descrição: armazenamento digital e informatizado de dados importantes para a empresa, geralmente são arquivadas informações de clientes, dos atendimentos e demais dados relevantes para o negócio;
  • uso: medida de segurança e proteção da informação.

Base de conhecimento

  • descrição: grande arquivo de informações referentes a processos, atendimento, contratos, clientes e demais atividades de trabalho. Serve como uma biblioteca informatizada com todos os dados necessários para realizar um bom suporte ao consumidor;
  • uso: suporte e apoio aos colaboradores de help desk e SACs.

Behavior score

  • descrição: análise do comportamento do cliente;
  • uso: alinhamento da abordagem de venda e atendimento.

BI

  • descrição: sigla para Business Intelligence e diz respeito às ferramentas tecnológicas aplicadas para coletar, organizar, distribuir e analisar informações importantes de negócio. Quanto mais informatizado forem esses processos, maior o nível de BI da empresa;
  • uso: maior agilidade e profissionalismo na tomada de decisões, baseando as escolhas em dados concretos de atendimento;
  • exemplo: coleta e organização de dados das vendas para gerar relatórios e análises dos lucros do mês.

Bina

  • descrição: recurso que identifica o número chamador;
  • uso: identificar quem está ligando para a central, podendo ser interligada com outros softwares para apresentar o cadastro do cliente junto com o número chamador.

Callback

  • descrição: recurso para retornar ligação quando ela cai, há fila de atendimento ou quando há linha ocupada;
  • uso: concede maior agilidade ao atendimento;
  • exemplo: ao chegar no tempo máximo de espera da fila, o cliente ouve um aviso de que seu número foi incluído na lista de retorno e que, quando um agente estiver disponível, ele realizará o callback.

Call center

  • descrição: central de atendimento de chamadas telefônicas, recebidas ou realizadas;
  • uso: qualquer tipo de atendimento especializado para clientes domésticos ou corporativos, voltado para produtos ou serviços;
  • exemplo: call center de operadora de telefonia atende aos clientes deste serviço.

Campanha

  • descrição: conjunto de ações para promover uma atividade na operação;
  • uso: gerar estímulo entre os atendentes e premiar por boas ações em referência à campanha;
  • exemplo: campanha para atender mais clientes e ganhar folga no feriado.

Churn

  • descrição: medida que mostra quantos serviços e contratos foram cancelados por clientes;
  • uso: indicador de desempenho dos negócios.

Contact center

  • descrição: central de atendimento para qualquer tipo de canal de comunicação. Diferentemente do call center, não trabalha apenas com o telefone, podendo atender clientes por e-mail, chat, site, redes sociais, SMS e outros;
  • uso: ideal para empresas que aplicam o omnichannel;
  • exemplo: operações de backoffice geralmente são um contact center, prestando o suporte ao cliente por diversos canais.

CPC

  • descrição: sigla para Contato com a Pessoa Certa e determina a taxa de acerto de uma operação ativa para entrar em contato com o cliente certo logo na primeira ligação;
  • uso: mede a eficiência das chamadas ativas;
  • exemplo: cada vez que o agente liga para um cliente e o número é atendido por outra pessoa — seja por algum conhecido do consumidor, seja por desconhecidos — diminui a taxa de CPC.

CRM

  • descrição: sigla para Customer Relationship Management e é o nome dado para um software que armazena, distribui e atualiza os dados de clientes;
  • uso: melhorar relacionamento com cliente e fornecer dados para atendimento.

CRM analítico

  • descrição: o mesmo software CRM, porém com capacidade de analisar alguns dados do perfil do cliente, como comportamento de risco e fidelização;
  • uso: melhorar relacionamento com cliente e fornecer dados para atendimento.

CRM operacional

  • descrição: o mesmo software CRM, porém focado em automatizar tarefas com relação ao cadastro, dados e compartilhamento deles com a operação de atendimento;
  • uso: melhorar relacionamento com cliente, dando mais agilidade aos processos e automatizando algumas tarefas.

CTI

  • descrição: sigla para Computer Technology Integration e é um programa que integra outros sistemas utilizados na empresa;
  • uso: melhorar agilidade dos processos e automatizar algumas tarefas.

Curva de desempenho

  • descrição: trajetória de desempenho da equipe, negócio ou colaborador específico, podendo aumentar ou diminuir conforme a produtividade de quem está sendo avaliado;
  • uso: medição de desempenho do negócio.

Custo médio por contato

  • descrição: resultado médio entre os custos de todo o call center dividido pelo número de ligações;
  • uso: métrica para entender a eficiência, lucratividade, desempenho e produtividade da operação.

DAC

  • descrição: sigla para Distribuidor Automático de Chamadas;
  • uso: delegar as ligações recebidas para os agentes disponíveis atenderem.

DBM

  • descrição: sigla para Data Base Marketing;
  • uso: basear ações de Marketing em dados dos clientes e atendimento.

Data mining

  • descrição: descrição do ato de utilizar ferramentas tecnológicas para coletar, extrair, agrupar, armazenar, compartilhar, analisar e relacionar informações importantes no atendimento;
  • uso: melhorar relacionamento com cliente e fornecer dados para atendimento.

Data warehouse

  • descrição: conceito para a integração de mais de um banco de dados da empresa;
  • uso: melhorar relacionamento com cliente e fornecer dados para atendimento.

Discador automático

  • descrição: programa que armazena números de clientes para fazer chamadas automaticamente sem a interferência do colaborador;
  • uso: automatização de processos do call center.

Downgrade

  • descrição: ato de diminuir o pacote de serviços;
  • uso: compreender padrão de consumo dos clientes;
  • exemplo: o consumidor tinha um pacote que custava R$100,00 e pediu para trocar seu pacote por um mais barato, custando R$60,00. Houve um downgrade de serviço.

EPS

  • descrição: sigla para Empresa Prestadora de Serviços;
  • uso: descreve o tipo de negócio de uma companhia.

FAQ

  • descrição: sigla para Frequently Asked Questions e trata de um compilado com todas as perguntas feitas com maior frequência;
  • uso: agilizar atendimento prestado pela empresa e permitir que o próprio cliente faça a busca de resoluções sem necessitar de suporte.

FCR

  • descrição: sigla para First Call Resolution e trata da taxa de resolução na primeira ligação. Quanto mais clientes forem atendidos sem a necessidade de retornar a ligação, melhor será essa taxa;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Feedback

  • descrição: retorno sobre a eficiência de um processo em si, podendo ser avaliado um objeto ou pessoa;
  • uso: melhorar a qualidade dos processos e do atendimento;
  • exemplo: o cliente foi atendido e, ao final da ligação, dá uma nota para o atendimento. Isso é uma forma de feedback.

Fila de atendimento

  • descrição: capacidade do call center em agrupar chamadas em espera quando não há agentes disponíveis para atendimento;
  • uso: gerenciar ligações em andamento e permitir que os clientes esperem pelo atendimento adequado;
  • exemplo: quando ligamos para uma central e ficamos ouvindo uma música ou ofertas da empresa, é porque estamos na fila de espera.

Gravador digital

  • descrição: recurso para registrar áudio das ligações recebidas ou efetuadas, podendo realizar a gravação contínua, eventual ou aleatória das chamadas;
  • uso: medir a qualidade do atendimento, dar mais segurança para os dados e garantir suporte ao cliente no futuro.

Headset

  • descrição: equipamento para ouvir e falar em ligações, não necessitando das mãos para seu uso, pois é preso à cabeça por uma tiara;
  • uso: agilidade e facilidade no atendimento.

Help desk

  • descrição: atendimento especializado para soluções técnicas, suporte em tempo real e acompanhamento de demandas anteriores;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: quando precisamos realizar procedimentos técnicos em linha estamos sendo atendidos por um help desk.

HMM

  • descrição: sigla para Hora de Maior Movimento e determina os momentos do dia que mais geram ligações para a central;
  • uso: compreensão do comportamento do cliente e organização da escala de trabalho da equipe.

Indicador

  • descrição: medida que mostra o desempenho ou qualidade do que está sendo avaliado. Indica a posição do desempenho de uma equipe;
  • uso: medir dados importantes da operação de call center;
  • exemplo: TME e TMA são indicadores de desempenho.

Intranet

  • descrição: espaço virtual interno da empresa, no qual constam informações importantes para os colaboradores e negócios;
  • uso: suporte e apoio aos colaboradores.

Lead

  • descrição: o mesmo que cliente em potencial. Trata-se daquela pessoa que pertence ao público-alvo do negócio e está entrando em contato com a empresa aos poucos, precisando de um atendimento diferenciado;
  • uso: prospecção para vendas e alimentação para marketing;
  • exemplo: vendedores prospectam leads (novos clientes) e o marketing alimenta o lead com assuntos relevantes (marketing digital).

Ligações abandonadas

  • descrição: acontece quando o cliente desliga a chamada antes de finalizar o atendimento solicitado. Também acontece quando o consumidor está em espera e desliga antes de ser atendido;
  • uso: entender o comportamento do cliente, medir a eficiência e agilidade do atendimento.

Ligações ativas

  • descrição: são as ligações em andamento;
  • uso: compreender a dinâmica de atendimento da equipe e quantos colaboradores estão ocupados atendendo.

Média número de toques

  • descrição: quantidade de toques chamados antes do cliente atender a ligação;
  • uso: indicador de atendimento.

Meta

  • descrição: objetivo da operação para ser alcançado em um prazo, pode ser estipulado para qualquer objetivo que se queira cumprir;
  • uso: estimular os colaboradores a alcançar bons resultados no negócio;
  • exemplo: meta de vendas para objetivos de lucro, meta de atendimento para objetivos de suporte, meta de resolução para objetivos de desempenho.

Monitoria

  • descrição: momento em que o supervisor de equipe ouve ligações que foram gravadas;
  • uso: aprimorar o feedback do colaborador e melhorar os procedimentos da empresa;
  • exemplo: na monitoria o supervisor viu que o atendente fez tudo certo, mas o cliente ficou insatisfeito mesmo assim. Então, é preciso melhorar os processos e avaliar o colaborador de forma positiva, neste caso.

Nível de serviço

  • descrição: medição da qualidade do atendimento observando a quantidade de ligações atendidas versus tempo de atendimento;
  • uso: indicador de atendimento;
  • exemplo: dois agentes têm o mesmo tempo de serviço, 2 horas de atendimento, mas um está com 5 ligações atendidas, e o outro, 8. Quem tem o número maior de ligações atendidas tem um nível de serviço melhor.

NPS

  • descrição: sigla para Net Promoter Score e mede o nível de satisfação dos clientes, bem como sua disposição em indicar a empresa;
  • uso: pesquisa de satisfação que pode ser utilizada como indicador de atendimento.

Offshore

  • descrição: tipo de operação que atende clientes internacionais da empresa, conta com atendentes multilíngues e, geralmente, são contratados na região onde concentra a maior parte do público-alvo;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: uma companhia multinacional com vários clientes na América Latina contrata um call center offshore no Brasil para atender a todos esses consumidores.

Operação

  • descrição: nome dado às divisões dos call centers;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: um mesmo call center pode ter colaboradores distribuídos em várias operações, sendo elas operação de vendas, de recuperação de clientes, de cobrança, de suporte e outros.

Operador

  • descrição: o mesmo que atendente ou agente, pessoa que trabalha em centrais de atendimento.
  • uso: identificação de função.

Outsourcing

  • descrição: o mesmo que terceirização;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: uma companhia multinacional com vários clientes na América Latina contrata um call center offshore no Brasil para atender a todos esses consumidores. Esse é um exemplo de uma operação terceirizada para offshore.

PA

  • descrição: sigla para Posição de Atendimento;
  • uso: indica o posto de trabalho do atendente, como equipamentos a serem utilizados.

PABX

  • descrição: sigla para Private Automatic Branch Exchange, sendo um equipamento que agrupa as linhas da empresa e as distribui em ramais internos;
  • uso: oferece mais agilidade e economia para a telefonia da empresa, melhorando a comunicação interna.

Pós-atendimento

  • descrição: momento em que o atendente termina seu atendimento, porém ainda precisa finalizar alguns procedimentos — como preenchimento de cadastros e registro de demandas — e por isso não pode atender um novo cliente;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

SAC

  • descrição: sigla para Serviço de Atendimento ao Cliente e descreve qualquer central de atendimento focada em resolver problemas dos consumidores — sejam eles domésticos, sejam eles empresariais;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: o SAC para clientes de televisão a cabo contratarem pacotes, verificarem serviços e terem suporte técnico.

Script

  • descrição: guia de atendimento no qual podem ser designados todos os termos, palavras e frases de apoio ao atendimento;
  • uso: estratégia de atendimento para melhorar a qualidade;
  • exemplo: script flexível é quando o atendente pode personalizar o atendimento e seguir algumas indicações do script. Já o script-roteiro indica exatamente a frase que precisa ser repetida para o cliente, não podendo ser personalizada no atendimento.

Skill-based routing

  • descrição: esquema de rotação da especialidade do atendente;
  • uso: estratégia de atendimento para melhorar a eficiência;
  • exemplo: o atendente que é especialista em cobranças receberá somente chamadas de clientes que selecionarem a opção de cobrança na URA; assim como o atendente técnico receberá somente as chamadas para demandas técnicas. Essa distribuição por especialidades é o skill-based routing.

Taxa de cancelamento

  • descrição: medição da quantidade de cancelamentos de serviços feitos por cada colaborador e equipe. Quanto mais clientes cancelarem os serviços, maior será a taxa de cancelamento;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Taxa de conversão

  • descrição: medição para a conversão de algum fator, podendo ser cliente convertido de cancelado para ativo, cliente convertido de devedor para pagante, entre outras definições;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Taxa de resolução

  • descrição: medição para compreender a resolução de demandas do atendente versus tempo de atendimento;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Taxa de retenção

  • descrição: medição para compreender a retenção de clientes quanto ao cancelamento de contratos e serviços;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Taxa de satisfação

  • descrição: medição da satisfação dos clientes com relação ao serviço prestado, podendo ser medida com relação a um colaborador ou equipe;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Taxa de transferência

  • descrição: medição da quantidade de transferências realizadas pela equipe ou atendente;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Tempo de atendimento

  • descrição: medição do tempo total em que o colaborador está atendendo;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Telemarketing

  • descrição: junção das palavras telefone e marketing, significando a propaganda de serviços e produtos por telefone. Esse atendimento é sempre ativo;
  • uso: modelo de atendimento;
  • exemplo: oferta de produtos financeiros e oferta de serviços agregados ao pacote já contratado;

Tempo de serviço

  • descrição: medição do tempo total em que o colaborador está trabalhando, independentemente de sua aderência à escala e do tempo de atendimento;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Ticket médio

  • descrição: medição do valor médio de itens por venda;
  • uso: indicador de vendas;
  • exemplo: uma venda de 3 itens totalizando R$1.500,00 tem ticket médio equivalente a R$500,00, enquanto uma venda com 2 itens totalizando o mesmo valor tem o ticket médio de R$750,00.

TMA

  • descrição: sigla para Tempo Médio de Atendimento e faz uma média de tempo relacionando a quantidade de chamadas atendidas versus o tempo total de atendimento;
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

TME

  • descrição: sigla para Tempo Médio de Espera e indica a média de tempo em que os clientes esperam em fila por um atendimento.
  • uso: indicador de desempenho da equipe.

Transbordo

  • descrição: tipo de atendimento que recebe somente as chamadas que estão em fila de atendimento;
  • uso: modelo de atendimento e estratégia de suporte ao atendimento;
  • exemplo: uma operação conta com 30 atendentes, sendo que 5 são destinados ao transbordo, ou seja, atendem ligações conforme forma a fila de espera dos clientes.

Turnover

  • descrição: medição para a rotatividade de colaboradores. Quanto maior a taxa de turnover, mais funcionários estão se demitindo e, por consequência, mais funcionários estão sendo contratados;
  • uso: indicador de qualidade e satisfação dos colaboradores com a empresa.

URA

  • descrição: sigla para Unidade de Resposta Audível, sendo uma central telefônica que distribui chamadas para os atendentes conforme suas especializações e disponibilidade;
  • uso: delegar as ligações recebidas para os agentes disponíveis atenderem.

Upselling

  • descrição: técnica para aumentar a base de valor de clientes, geralmente motivada por indução de um vendedor;
  • uso: estratégia de vendas;
  • exemplo: o consumidor tinha um pacote que custava R$60,00, e o atendente fez a oferta e venda de um serviço mais caro, custando R$120,00. Houve um upgrade de serviço feito por uma estratégia de upselling.

Upgrade

  • descrição: ato de aumentar o pacote de serviços;
  • uso: compreender padrão de consumo dos clientes;
  • exemplo: o consumidor tinha um pacote que custava R$60,00 e pediu para trocar seu pacote por um com mais benefícios, custando R$100,00. Houve um upgrade de serviço.

VoIP

  • descrição: sigla para Voice Over Internet Protocol e é um tipo de telefonia que utiliza a Internet para realizar as chamadas;
  • uso: tecnologia de telefonia.

O glossário para call center é muito útil para novos colaboradores sentirem-se bem acolhidos e entenderem melhor sua função. Nem todas as operações ou modelos de atendimento utilizam todos esses termos, mas conhecê-los aumenta seu vocabulário e compreensão do funcionamento dessas centrais de atendimento.

O que achou do nosso glossário de termos para call center? Se gostou, assine nossa newsletter e receba mais informações importantes como as deste artigo!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!