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Gestão de tempo: o que é, suas vantagens e como colocá-la em prática

Sumário

Afinal, o que é gestão de tempo? É exatamente isso o que você vai descobrir neste conteúdo! 

Vale ressaltar que a Callix sempre traz conteúdos interessantes. Desta vez, as dicas podem ser absorvidas por profissionais de call center, sobretudo, por gestores. 

Afinal de contas, é muito importante saber como motivar seus colaboradores e, consequentemente, desenvolver e manter equipes mais engajadas! 

Tudo isso gera mais produtividade e ótimos resultados para a empresa. 

Por aqui, então, nós vamos mostrar o que é a gestão de tempo. Além disso, dizer quais são os passos para ter um time mais produtivo, e as vantagens de todo esforço. 

Não dá para perder tantas informações extremamente úteis, concorda? Então, continue por aqui e aproveite tudo! 

Boa leitura! 

A Callix tem meios que vão ajudar a aumentar a sua produtividade e, além disso, de toda a central telefônica. Saiba mais informações, e tenha ótimos resultados com suas equipes! 

O que é gestão de tempo?

Saber o que é gestão de tempo faz muita diferença, isso para todo e qualquer tipo de trabalho. 

Então, vamos lá! 

Gerir o tempo significa aproveitar melhor minutos e horas, isso de uma forma a aumentar a produtividade no trabalho. 

Mas, claro, a otimização não deve causar exaustão a você nem a outros funcionários. Já, já, vamos ver, então, com quais meios é possível fazer uma gestão bem eficiente. 

Continue por aqui! 

Por que a gestão de tempo é tão importante?

Dito o que é gestão de tempo, já dá para falar porque isso é tão essencial. 

A questão é que, gerir o tempo, proporciona tarefas mais práticas e eficientes. Logo, os colaboradores acabam se sentindo mais confortáveis. 

Tudo isso leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a ótimos resultados (aumento de vendas, maior taxa de satisfação dos clientes e afins). 

Além do mais, fazer uma boa gestão leva à própria otimização do tempo… Aquela constatação de que dá para fazer muito mais, só que em menos tempo. 

Outro ponto importante: a gestão de tempo facilita o cumprimento de tarefas no prazo. De fato, deixa o dia a dia mais organizado e confortável (para todo mundo).

o que é gestão do tempo dicas

Como aplicar uma gestão de tempo eficiente?

Engana-se quem pensa que, fazer gestão de tempo, é trabalhar mais… Por exemplo, ultrapassar oito horas de trabalho. 

A questão não é nada disso! 

A otimização e organização de tempo vem de: disciplina, foco e uso de ferramentas específicas. 

Mas, afinal, como colocar todos os passos em ação? E quais ferramentas são essas? 

Confira o que fazer: 

Delegue as tarefas

A divisão de tarefas precisa ser bem organizada mesmo. Nenhum colaborador deve ficar sobrecarregado. 

Você, como gestor ou, ainda, proprietário da empresa, também precisa dividir os esforços. 

Por mais que, muitas vezes, seja difícil dividir responsabilidades (ainda mais para donos). Ainda assim, faça um esforço! 

Peça ajuda a sócios, gestores, coordenadores, enfim, o mais importante é compartilhar e delegar responsabilidades!

Priorize o trabalho

A gestão de tempo, como dissemos, depende de foco. Sendo assim, nos devidos momentos (como de segunda a sexta, em horário comercial), priorize o trabalho! 

É fundamental evitar aspectos que causam distrações. Também, fale sobre isso com seus funcionários e equipes. 

Vale a pena fazer um levantamento do que compromete o foco e, claro, tirar isso do caminho. 

Agende todas as tarefas

Mais uma dica é organizar e agendar as tarefas. Se possível, já deixe tudo programado para a semana ou, até mesmo, para o mês. 

Usar agendas digitais ajuda bastante nisso, aliás. 

Na ferramenta de agenda do Google, por exemplo, é possível marcar tarefas e eventos para você e, simultaneamente, conferir horários vagos de outros colaboradores. 

É um jeito mais rápido e eficiente de marcar compromissos!

Sem contar que, organizar as demandas assim, ajuda a manter tudo em dia (contato com os clientes, entrega de relatórios, ações de vendas, treinamentos de equipes, etc.). 

Evite o estresse

É claro que todo mundo está sujeito a ter emoções mais fortes, como o estresse. Mas, ao mesmo tempo, existem formas de amenizar isso. 

A própria organização do dia a dia contribui nesse aspecto. Ao ver as demandas dentro do prazo, qualquer pessoa se sente mais tranquila. 

Além disso, é fundamental pedir ajuda (sempre que necessário), tirar pequenas pausas ao longo do dia. 

Fora isso, ter uma comunicação mais eficiente com toda a equipe também ajuda. Conversem sobre o que vai bem e tracem estratégias, para aplicar melhorias. 

Comece pelas tarefas mais difíceis

Vamos pensar que, no começo do dia, a sua mente e o seu corpo ainda estão descansados. 

Essa é a hora, então, para fazer aquelas tarefas mais complicadas. Já as demandas mais fáceis e rápidas podem, sim, ficar para o meio e fim do dia. 

Observação: lembre de passar essa dica para suas equipes!

o que é gestão de tempo

Faça pausas

O descanso é imprescindível para o trabalho fluir. Afinal de contas, ninguém consegue ser super produtivo, se estiver com esgotamento (do corpo e da mente). 

O ideal é tirar alguns intervalos, ao longo do dia. Levante-se da sua mesa, dê uma volta, vá buscar mais água, tomar um café. 

Para quem faz home office, também é muito importante parar um pouco. Aproveite as pausas, para brincar com as crianças e os pets, falar com um amigo, tomar sol na varanda, enfim. 

Reforce tudo o que está envolvido em o que é gestão de tempo, sobretudo, em casa. Isso porque, por já estar na própria residência, muita gente não tem aquele impeto de parar e levantar da mesa. 

Elas continuam trabalhando até longas horas, mas é claro que isso não é saudável. Faça o contrário: pequenas pausas de 15 minutinho já refrescam a mente e revigoram o corpo. 

Quais são as principais vantagens da gestão de tempo?

Algumas vantagens da gestão de tempo já ficaram evidentes, ao longo dos tópicos anteriores. 

Mas, olha só, ainda há o que falar de bom. Confira outros benefícios de gerir bem o tempo: 

Ter mais disciplinas nas tarefas

O próprio fato de eliminar distrações gera maior disciplina nas tarefas. 

De fato, fica muito mais fácil ter consciência sobre o que é gestão de tempo, e seguir isso. Além de, claro, cumprir as demandas com toda a eficiência. 

Notar sua própria produtividade nos resultados

Saber otimizar minutos e horas acaba mostrando maior produtividade, sem contar no aumento de resultados. 

É aquela coisa de, ao final do dia, perceber que você conseguiu entregar além até do esperado. 

Ter mais confiança ao realizar uma tarefa

A organização e disciplina trazem uma sensação de tranquilidade. É possível olhar para a agenda, da semana e do mês, e ver que tudo está sob controle. 

Logo, também vem mais segurança, para cumprir as tarefas e, no geral, exercer uma função (seja como gestor, CEO, dono, operador de call center, enfim). 

Alcançar metas com mais frequências

Gestão do tempo, aliada a aumento de produtividade, resulta em mais metas batidas. 

Afinal, pense: você passa a explorar melhor o dia a dia, além disso, fica mais focado, produtivo e seguro. 

Esses são todos os ingredientes necessários, para vender mais, conquistar novos clientes, diminuir o número de cancelamentos de contrato, enfim.

o que é gestão do tempo callix

Gestão do tempo para call center 

Tudo envolvido em o que é gestão do tempo e como praticá-la, como mostramos aqui, podem ser seguidos por profissionais de call center. 

Além disso, existem ferramentas que atuam nessa otimização do dia a dia. A Callix é expert nisso! A empresa tem sistema em nuvem para centrais de telefone

A tecnologia funciona tanto em escritório como em home office, caso o call center adote esse modelo de trabalho. Também dá para usar para vendas e atendimento. 

Veja só o que, especificamente, é possível ter com a telefonia na nuvem: 

  • discagem automática;
  • rechamada;
  • integração de sistemas;
  • maior qualidade na voz;
  • geração de relatórios;
  • gravação de chamadas;
  • fila de ligações;
  • dentre outras vantagens. 

Tudo isso, com certeza, faz a diferença, na hora de gerir melhor o tempo. 

A Callix tem meios que vão ajudar a aumentar a sua produtividade e, além disso, de toda a central telefônica. Saiba mais informações, e tenha ótimos resultados com suas equipes! 

Conclusão

Gostou das nossas dicas e informações sobre o que é gestão de tempo? 

Desta vez, falamos sobre gestão de tempo. Este termo significa organizar as tarefas e o dia a dia, de modo a aumentar a produtividade. 

Para isso, existem vários passos, como disciplina, foco e uso de ferramentas tecnológicas. Sobre esse último ponto, a Callix tem tudo para te ajudar! 

Não deixe de conversar com suas equipes, apresentar as formas de melhorias e, assim, colher ótimos frutos! 
Já para mais dicas como o que é gestão do tempo e afins, continue navegando pelo blog da Callix!

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