Televendas: entenda o que é, como funciona + dicas para sua empresa

Velocidade, eficiência e controle de custo são fatores fundamentais para uma operação eficiente de televendas ou telemarketing.

Para isso, é fundamental que o sistema conte com as seguintes ferramentas: 

  • discador automático — que entrega chamadas com rapidez e eficiência;
  • detector de caixa postal — para evitar que seus operadores percam tempo com ligações improdutivas;
  • relatórios gerenciais — ideais para controlar seu investimento e desempenho.

Mas, afinal de contas, como conseguir tudo isso e outras vantagens? A resposta é um só: por meio de uma plataforma 100% na nuvem

Pois bem! 

A Callix oferece uma solução efetiva para uma operação ativa de vendas. Sua empresa pode começar com uma operação bem pequena e crescer conforme a demanda aumentar com as  ferramentas do nosso serviço.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aproveite as dicas! 

O que é televendas?

Como o próprio nome já adianta, televendas é o ato de realizar vendas por meio do telefone. Então, vamos supor que você tenha uma empresa de seguros, ok? 

Nesse caso, é possível contar com uma central para ligar para futuros clientes e oferecer: seguro viagem, seguro e vida, seguro automotivo, entre outros produtos. 

Por que trabalhar com televendas?

Fazer vendas por um telefone é uma forma mais prática de entrar em contato com os clientes. Afinal, basta ter um telefone ou, ainda, um celular. 

Outro ponto interessante é que a comunicação (via telefônica) é mais direta. Ou seja, fica mais fácil explicar os produtos e serviços, forma de adesão, regras, etc., etc. 

O cliente, de fato, consegue entender melhor todos os detalhes envolvidos. Com uma boa comunicação, logo, também fica mais fácil criar uma boa relação com o público. 

Os seus clientes vão se lembrar da primeira vez que falaram com sua empresa… O quanto isso foi eficiente e confortável. 

Daí em diante, o caminho fica mais aberto para novas vendas e clientes fiéis. 

Qual a diferença de telemarketing e televendas?

É muito comum as pessoas usarem os temos telemarketing e televendas como sinônimos. Mas, atenção: existem, sim, diferenças entre eles. Vamos entender isso melhor neste tópico!

O telemarketing é mais abrangente. Isso porque ele não só pode realizar vendas diretas como, também, ligar só com o intuito de captar novas informações sobre os clientes.  

Podemos dizer, então, que é uma parte mais estratégica. Tudo para manter o público interessado na empresa. 

Já televendas fica concentrado em vender, sejam produtos ou serviços, por telefone. O que acontece, claro, é que uma área pode complementar a outra. 

Por exemplo, quando o telemarketing colhe um feedback importante, fica mais fácil melhorar os produtos ou serviços e, depois, ajudar a empresa a vender mais. 

televendas como funciona

Como funciona a televendas?

A televendas funciona por meio de uma central telefônica. Dessa forma, a sua empresa precisa ter — presencialmente ou no sistema remoto — atendentes bem treinados. 

Além disso, uma tecnologia de ponta que funciona a qualquer hora e lugar. Já, já vamos dar dicas bem específicas sobre isso. 

Bom, e aí, os operadores vão ligar ou receber chamadas — todas com foco em vendas. Um detalhe é que, nas ligações, os clientes já podem resolver tudo — incluindo o pagamento do serviço ou produto. 

Importância da televendas para as empresas

O telefone não perdeu sua função, ainda que a comunicação pela internet (como mensagens instantâneas) tenha disparado nos últimos anos. 

Para muitos clientes, poder falar com um atendente é peça-chave para tirar dúvidas e decidir por uma compra.

Vale sempre a pena considerar o ato de vender por telefone. Ainda na dúvida sobre esse investimento? Confira outras importâncias dele: 

Proximidade com o cliente

Bom, ressaltando: o diálogo pelo telefone é mais direto, eficaz e ágil. Todos esses pontos agregam muito valor para a comunicação. 

Logo, eles também faz com que o cliente sinta maior confiança na empresa. Ele pode entender, mais e melhor, as características dos produtos ou dos serviços. 

Sabe aquele velho ditado de que “a primeira impressão é a que fica”? Fale com seu público-alvo e mostre, logo de cara, que você tem uma excelente comunicação! 

Maior alcance

Outro aspecto importante é que, por meio do telefone, é possível alcançar centenas, milhares de pessoas. 

Basta pensar que, do público mais novo ao mais maduro, há a utilização de telefone ou de celular. 

Aproveite essa característica bem comum para entrar em contato com outras pessoas e “vender o seu peixe”. 

Baixo custo

Mais uma vantagem de televendas é que ela tem custo acessível. Uma central telefônica pode ligar para muitos e muitos clientes, por dia. 

Aliás, daqui a pouco, nós vamos falar sobre usar algumas tecnologias que facilitam o trabalho dos atendentes. 

Você vai descobrir, por exemplo, como automatizar alguns processos e tarefas. Continue por aqui! 

Suporte para outros canais

Durante as vendas por telefone, é comum descobrir mais informações sobre o perfil dos clientes, as necessidades e expectativas deles. 

Os dados, sem dúvidas, podem ajudar muito outras áreas. Um time de produtos e de Customer Service (Serviço ao Cliente) podem aproveitar os insights para oferecem mais vantagens ao público-alvo. 

É sempre importante lembrar que as áreas trabalham de forma conjunta. 

Como se trabalha com televendas? 5 dicas para prestar um bom atendimento

Mas, afinal de contas, como ter uma área de para vender por telefone? É isso o que nós vamos falar agora. 

Veja só cinco dicas cruciais para a sua empresa: 

Tenha um roteiro preestabelecido

É importante que os atendentes sigam um roteiro já preestabelecido. 

No documento, pode haver: como abordar um cliente, quais perguntas fazer, como destacar produtos ou serviços, de que forma contornar possíveis objeções, etc. 

Tudo isso torna a comunicação mais objetiva e eficaz. 

Seja cuidadoso com expressões e orações negativas

Precisa dizer que há restrições para uso de algum serviço? Ou, ainda, que um produto pode ficar mais caro? 

Tente usar palavras e expressões mais brandas, que não assustem o cliente. Além disso, claro, explique tudo detalhadamente, para não ocorrer enganos. 

Conheça seus clientes antes de iniciar a ligação

Esse é mais um ponto fundamental em televendas: antes de entrar em contato com os clientes, conheça bem o público. 

Nesse sentido, um estudo bem aprofundado sobre personas pode fazer total diferença. Por exemplo, saiba quais são as dores, possíveis objeções, sonhos e expectativas dos clientes.

televendas o que é

Ofereça um atendimento diferenciado

Vale a pena, ainda, saber como a sua concorrência age na forma de vendar via telefone. Depois, entender se esse comportamento é ideal para o público-alvo. 

Será que não existe nada de diferente, inovador, que você possa adotar? Um atendimento diferenciado abre muitas portas, pode acreditar! 

Invista em treinamento e testes

Você pode montar uma equipe de vendas muito bem experiente. Mas, ainda assim, os treinamentos e testes não perdem seus valores. 

Trazer novos desafios e jeitos de se comunicar ajuda nas habilidades dos atendentes. Aliás, ter um bom jogo de cintura faz toda a diferença em vendas! 

Como a Callix pode te ajudar com as televendas!

A Callix tem um sistema de telefonia em nuvem. Desse modo, o call center pode funcionar dentro da empresa ou, ainda, de forma remota — por exemplo, diretamente da casa de cada colaborador. 

Para isso, claro, é necessário ter acesso à internet e um computador ou notebook. 

Já as funcionalidades do sistema virtual são essas aqui: 

  • discador automático (o que facilita o trabalho dos operadores);
  • gravação de chamadas;
  • geração automática de relatórios;
  • central telefônica que unifica chamadas externas e ramais internos;
  • dentre muitas outras. 

Conheça mais das soluções tecnológicas da Callix para você vender por telefone! 

Conclusão 

televendas callix

Viu só como vender por telefone pode ajudar muito a sua empresa? Vamos recapitular alguns pontos importantes… 

Televendas nada mais é do que realizar vendas por telefone. Essa é uma forma de comunicação bem vantajosa. Os principais benefícios são: 

  • comunicação direta;
  • agilidade;
  • baixo custo;
  • maior alcance de público. 

Já para passar a fazer vendas via telefone, você pode contar com o sistema de telefonia na nuvem da Callix! 

Toda a tecnologia funciona por meio da internet, ou seja, onde e quando você precisar. Aproveite todo esses benefícios para os seus negócios!

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