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Omnichannel – Entenda o que é e como implementar essa estratégia de comunicação e atendimento

Sumário

Saber o que é Omnichannel pode proporcionar uma melhor relação de empresa e cliente, uma vez que essa estratégia de vendas é a mais avançada do segmento. 

Afinal, com o crescimento do comércio eletrônico, o Omnichannel se tornou um tipo de estratégia fundamental para as empresas que desejam acompanhar as melhores demandas do mercado, além de oferecer uma ótima experiência de compra.

Com isso, ao investir nesse tipo de estratégia, é possível fidelizar clientes e fazer com que determinada marca cresça ainda mais.

Por isso, saiba o que é Omnichannel e como funciona a estratégia. Boa leitura!

O que é Omnichannel? Confira quais as vantagens! 

Omnichannel é, de maneira simples, uma estratégia de vendas que busca unificar todos os canais de comunicação e atendimento de uma empresa, como lojas físicas, e-commerce, aplicativos, redes sociais, etc.

Com isso, é possível oferecer aos clientes uma experiência de compra integrada em todos os canais, sejam eles físicos ou digitais.

Essa função tem como objetivo promover um aprimoramento da experiência dos clientes, uma vez que estreita as relações, seja online ou offline.

Quais os benefícios do Omnichannel?

Depois de entender o que é Omnichannel, saber mais sobre os benefícios dessa estratégia é crucial para que você defina a implementação na empresa.

Estas são algumas dessas vantagens: 

  • Oferece uma experiência de compra melhor e mais consistente ao cliente;
  • Melhor relação com o cliente;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora a imagem da marca.

A estratégia de oferecer uma experiência de vendas integrada aos consumidores pode ser extremamente favorável aos negócios. 

Isso porque o usuário pode interagir com o negócio ou marca por meio de várias plataformas, como as citadas anteriormente, o que melhora a imagem da sua marca, pela facilidade de contato, e consequentemente promove um aumento de vendas.

Omnichannel, Multichannel e Crosschannel: qual a diferença?

Assim como a estratégia Omnichannel, Multichannel e Crosschannel são utilizadas para descrever estratégias de vendas e marketing. 

Dito isso, elas possuem algumas diferenças. Confira:

Na estratégia Multichannel, existe o uso de vários canais de vendas e marketing, como lojas físicas, e-commerce, redes sociais, email, etc. 

Cada um desses canais, no entanto, opera de forma independente, sem integração, e o cliente deve fazer a escolha entre os disponíveis para efetivar a compra e fazer a interação com a marca.

Na estratégia Crosschannel, os canais de vendas e marketing são interligados, o que faz com que o cliente possa, por exemplo, comprar na loja física e finalizar na loja online.

Com isso, há entre os canais uma integração maior, com uma experiência menos unificada entre eles.

Por fim, como você já sabe o que é Omnichannel, é válido dizer – ainda – que essa estratégia é a mais avançada entre as 3 opções, pois envolve a integração completa de todos os canais de vendas e marketing de uma empresa.

Por isso, não importa onde seja a interação ou compra do cliente com a marca, pois sempre haverá uma experiência consistente. 

Por exemplo, ao comprar em uma loja online é possível que o cliente faça a retirada do produto em uma loja física, pois os dados da compra – como histórico do cliente – são compartilhados em todos os canais disponíveis na empresa.

Afinal, por que utilizar uma estratégia de Omnichannel?

Uma estratégia de Omnichannel pode trazer – como foi dito – diversos benefícios para a empresa pela qual você é responsável.

Afinal, ao melhorar a experiência do cliente, como é proposto por essa estratégia, é possível fidelizá-lo e fazer com que sua marca cresça cada vez mais.

Além disso, é possível também otimizar os processos internos, uma vez que todos os canais estarão integrados.

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