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O que é URA ativa e como usar no setor de vendas? Entenda aqui

Sumário

Para o gestor que deseja tornar o atendimento telefônico mais dinâmico em sua empresa, aproveitar seus atendentes para outras funções igualmente relevantes e, ainda, reduzir seus custos e automatizar os serviços de discagem é primordial o uso da URA ativa no setor de vendas.

Utilizar recados de voz, certamente, vai consumir menos tempo dos operadores, aproveitando-os para outras funções no call center. Para obter todas essas vantagens a URA ativa é indispensável!

Mas você sabe o que é o funcionamento da URA no setor de vendas? Sabe como ela pode agilizar e otimizar o call center de sua empresa? Sabe o quanto cada ligação telefônica pode se tornar mais prática e melhorar a experiência de seus clientes?

Neste artigo, você vai saber como funciona a URA e como ela pode agilizar o seu atendimento de telefonia automática no setor de vendas? Continue a leitura e confira!

O que é URA?

A Unidade de Resposta Audível (URA) — também conhecida como atendente eletrônica é um tipo de atendimento bem conhecido e a maioria das pessoas já teve algum contato com ela.

Podemos explicar da seguinte forma: a URA é acionada quando você liga para determinada central de atendimento ao consumidor e, em vez de alguém lhe atender, quem lhe atende é uma máquina, um robô — a URA Ativa no setor de vendas. Sim, é uma maneira informatizada de lhe direcionar para o setor de seu interesse.

A URA é capaz de realizar várias automações no atendimento telefônico, como dirimir dúvidas de clientes sem que seja necessário a transferência para um operador. Sendo assim, para assuntos mais específicos, é a URA que direcionará o consumidor para o setor adequado.

O que é URA Ativa?

Trata-se de um sistema automatizado, muito utilizado em call centers que trabalham com vendas de produtos, serviços e cobranças. Sua principal função é enviar mensagens pré-gravadas — processo em que não há necessidade que o contato inicial seja com um operador.

Esse contato inicial permite que o cliente seja encaminhado ao setor adequado para a resolução de sua questão e, assim, tudo seja agilizado. Essa é uma forma de rentabilizar o atendimento e diminuir custos operacionais para a empresa.

As principais aplicações da URA Ativa no setor de vendas é a divulgação de produtos, pesquisa de opinião, cobranças, lembretes de consultas e validação de cartão de crédito. Serviços esses que não necessitam de um operador, bastando deixar uma mensagem de voz e se o cliente se interessar, terá opções de ser encaminhado para o setor apropriado.

Qual a diferença entre URA Ativa e URA receptiva?

A URA receptiva difere da ativa pelo fato dos centros de atendimentos receberem as ligações. Ela agiliza o atendimento ao cliente pelo fato de coletar dados que o identifiquem, como nome, CPF e outras informações que o direcionam rapidamente para o setor adequado.

Da mesma forma que a ativa, a URA receptiva permite uma redução expressiva de atendentes, pois ao receber a ligação e captar os dados essenciais para o encaminhamento da ligação, mantém o contato com o cliente até ter um atendente disponível para atendê-lo. Isso garante um bom atendimento, mesmo que o consumidor tenha esperar até ser direcionado para o setor pretendido.

Como você pode alavancar suas vendas com a URA Ativa Reversa?

A URA Ativa Reversa garante que haja um alcance muito maior no contato com clientes. Para que um telemarketing atinja seus objetivos, ele necessita entrar em contato com uma gama muito grande de consumidores. Dessa forma, levando-se em conta que a taxa de conversão deve ser alta, gasta-se muito com telefonemas e muitos dos contatos não demonstram interesse no que se deseja vender.

A URA Ativa surgiu como uma grande solução na sua função reversa. Ocorre que ela efetua diversas ligações com a mesma gravação para várias pessoas (contendo informações básicas e atrativas), até que surjam alguns prospects em potencial, ou seja, clientes interessados naquele produto ou serviço. Aí sim, aquela ligação será encaminhada para um atendente que fornecerá as demais informações.

Isso garante economia de tempo dos operadores, que se tornam mais ágeis e eficientes nas vendas, e o melhor: gera uma maior produtividade para a empresa.

O que é a URA Ativa Interativa

Vender é ótimo, mas conhecer seus clientes e anseios pode fidelizá-los e é isso que interessa para a maioria das empresas. É nisso que age a URA Ativa Interativa, a qual faz com que aquele cliente que já comprou com você volte a comprar.

Sendo assim, conhecê-lo melhor é o primeiro passo para fidelizá-lo. Para isso, é feita uma pesquisa para saber suas expectativas e sua satisfação com a compra que já efetuou.

Essa é basicamente a função Interativa da URA Ativa no setor de vendas. Ocorre que ligações com a mesma gravação são disparadas para uma lista de contatos selecionados. A diferença, no entanto, é que o cliente terá que responder uma pesquisa de satisfação, escolhendo as opções que lhe serão propostas, como: digite 1 se…. digite 2 se… e assim por diante.

Dessa forma, é possível saber se a empresa atingiu as expectativas dos clientes e, com isso, identificará o que precisa manter ou mesmo mudar nas suas estratégias para que sua taxa de conversão aumente e atinja os objetivos.

Qual o principal benefício da URA Ativa nas vendas para sua empresa?

Sem dúvidas, a economia de recursos é o maior benefício quando falamos em URA Ativa. Essa ferramenta automatiza a função antes utilizada por vários operadores e que agora ficam disponíveis para outras funções também ligadas ao atendimento ao cliente, tornando-o mais eficaz e diferenciado.

Além disso, o cliente não perde tempo e sempre é atendido e direcionado ao setor com o qual deseja falar. Trata-se de uma solução que facilita o trabalho das empresas e, consequentemente, traz um conforto a mais para o cliente.

Como você conferiu neste artigo, tanto a URA Ativa no setor de vendas quanto a Receptiva, surgiram para facilitar a vida das empresas e dos clientes. Os negócios economizam recursos, aproveitam seus atendentes para outras funções relevantes e agilizam seus trabalhos.

Os clientes, por sua vez, são atendidos mais rapidamente e têm seus problemas resolvidos com mais presteza, sem esperar tanto, como ocorria há algum tempo. Ou seja, trata-se de uma solução benéfica para todos!

Agora que você entende um pouco e já sabe os benefícios da URA Ativa no setor de vendas, já pode entrar em contato conosco e automatizar seu call center.

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