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Conheça os tipos de clientes mais comuns e como atendê-los de forma eficiente!

Sumário

Para que um negócio se destaque no mercado, algumas das principais medidas a adotar são: identificar o seu público potencial, compreender suas necessidades e saber exatamente o que os clientes buscam. Muitos empreendimentos acabam perdendo vendas por achar que todo consumidor é igual, por isso, identificar os variados tipos de clientes é fundamental para se destacar entre a concorrência.

Não adianta oferecer um produto ou serviço de qualidade e não realizar um bom atendimento, por exemplo. Todos os processos da empresa devem ser iniciados levando em conta os desejos e as necessidades dos clientes, conhecendo o perfil de cada tipo de consumidor para que o negócio tenha sucesso em seu segmento.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça cada tipo de consumidor e saiba como atender a todos eles de forma eficiente. Confira!

O amante da marca

Esse é um dos tipos de clientes que fazem parte do desejo de qualquer empreendedor. Eles são quase que uma “agência de marketing”, pois promovem a marca de forma eficiente, sem gerar nenhum custo para a empresa.

Assim, é comum que esses consumidores façam declarações públicas de satisfação com o seu produto e o seu serviço. São grandes entusiastas. Nas mídias sociais, eles promovem suas mercadorias, indicam sua página, discutem nos seus posts em defesa da empresa, entre outros.

Como esse perfil de cliente não apresenta nenhum problema na questão do atendimento, muitos negócios acham que não precisam direcionar ações de marketing para esse nicho. No entanto, essa visão é bastante equivocada. Se há pessoas em defesa da sua marca, é fundamental mantê-las sempre bem motivadas.

Para isso, uma excelente opção é convidar esses clientes para conhecer a sua empresa internamente. Se eles demonstram afeição pela marca, certamente almejam compreender os processos que criam o produto que eles tanto gostam, saber quem são os colaboradores e, também, a história do empreendimento.

Se isso não for viável, é interessante mandar brindes personalizados dos itens da empresa. Também é importante enviar mercadorias para que o cliente faça o teste antes mesmo de outros potenciais consumidores. Enfim, vale qualquer estratégia para que ele se sinta valorizado.

O agitador

Esse tipo de consumidor é praticamente o oposto do citado anteriormente, pois seu objetivo é chamar a atenção para si.

Alguns desses clientes são até bem-intencionados e lutam por alguma causa. Contudo, outros são apenas piadistas, que gostam de comentar as postagens em redes sociais para ganhar curtidas. Quando buscam por alguma mercadoria na empresa, eles são os que tentam desviar a atenção das outras pessoas com alguma história engraçada, por exemplo.

A pior espécie de agitador, entretanto, é a que busca provocar. Ela não busca a resolução de seus problemas, já que sua meta é apenas chamar a atenção. Então, ao lidar com esse tipo de consumidor, seu objetivo deve ser melhorar a imagem do negócio com o público. Por isso, é preciso que você tenha uma resposta pronta e detalhada para as demandas que surgirem.

Essa prática faz com que outros potenciais clientes observem a qualidade do seu atendimento e desconfiem das reclamações constantes que o agitador promove. Além disso, é possível, até mesmo, convertê-lo em amante da sua marca, não é mesmo? Enfim, é melhor tê-lo ao seu lado que como inimigo.

O “pidão”

Esse é daqueles tipos de clientes que adoram amostras grátis das suas mercadorias, pois eles estão sempre falando a respeito delas. Às vezes, por se acharem bons consumidores, eles desejam ter mais vantagens do que a empresa pode oferecer.

Todavia, se esse for o caso, é interessante que você disponibilize incentivos, visto que um cliente fiel vale muito. Então, adote boas estratégias nesse sentido. Por exemplo, se você oferecer uma amostra em um local em que também estejam outros clientes, provavelmente eles se sentirão no mesmo direito e vão querer o mesmo benefício.

Dessa forma, o ideal é ser amável com esse consumidor, demonstrando a importância dele para a sua empresa. Peça que ele acompanhe a sua marca, já que, normalmente, sempre há promoções e novidades. Também é importante dizer que, em uma nova compra será possível enviar um item extra em razão da fidelidade dele.

O indeciso

Há consumidores que sabem que desejam algum item ou serviço do seu negócio, mas, mesmo assim, ainda têm dúvidas do que precisam. Em meio às opções disponíveis, é preciso que você o oriente corretamente sobre como sanar suas necessidades.

Por exemplo, quando ele vai comprar um produto, acaba ficando em dúvida sobre alguma coisa que você oferece. Esse consumidor não é um problema para a empresa, mas pode desistir da compra se não receber a orientação adequada. Posto isso, o mais interessante é ter simpatia e dialogar para entender quais são suas preferências e necessidades, a fim de indicar boas opções.

Porém, nunca escolha pelo cliente. Apenas o ajude a filtrar as opções disponíveis para que você fortaleça o relacionamento com ele e, consequentemente, consiga fidelizá-lo.

O apressado

Esse é um dos tipos de clientes que quer tudo rapidamente. Se já realizou o pedido, fica o tempo todo ligando ou enviando mensagem para o serviço de atendimento ao cliente para saber quando o produto chegará. Se ele se encontra na loja física, é normal ficar olhando para o relógio e perguntando para os colaboradores se haverá demora na compra da mercadoria, por exemplo.

Por isso, você precisa ter uma postura firme, detalhando que não há como passá-lo na frente ou que você não tem controle do processo de entrega. Porém, jamais o trate com grosseria, apenas seja consistente nas suas argumentações. Ele perceberá que sua empresa se importa com ele, mas que existem fatores que vão além de suas competências.

Enfim, do mesmo modo que você convive com pessoas de diversos perfis, há vários tipos de clientes com os quais é preciso saber lidar corretamente. Então, toda empresa deve ter uma equipe de atendimento bem preparada para cada modelo de consumidor.

E aí, gostou deste post? Então, que tal saber agora como aumentar a capacidade de atendimento de sua equipe?Experiência do cliente

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