logo

Principais tendências para Contact Center – o quem por aí

Sumário

Conhecer as tendências para Contact Center é essencial, tendo em vista a constante e rápida transformação digital que vivemos nos dias atuais. 

Mesmo porque a central de atendimento vai além de atender chamadas, sendo responsável por oferecer a melhor experiência possível a consumidores cada vez mais exigentes

Na outra ponta, tempos colaboradores que desejam equilibrar vida profissional com a pessoal, estando dispostos a mudar de trabalho para atingir esse objetivo, 

Enquanto isso, as empresas desejam maior eficiência, economia e qualidade. Assim sendo, os recursos tecnológicos adequados são imprescindíveis para conciliar todos esses interesses. 

Para colaborar, trazemos uma lista com as principais tendências para Contact Center nos próximos períodos. Acompanhe e prepare sua empresa para uma jornada de sucesso. 

6 tendências para Contact Center que você precisa conhecer 

Em um cenário de mudanças contínuas e muito velozes, as empresas que se adaptam à transformação saem na frente.  

Listamos a seguir 6 tendências para atendimento ao cliente que precisam estar no radar dos gestores.  

1. O omnichannel segue forte 

Segundo pesquisa, mais de 30% dos clientes tendem a abandonar uma ligação quando é necessário repetir seu problema para diferentes atendentes. A boa notícia é que um atendimento omnichannel pode ajudar a evitar esse problema. 

Isso porque, se o consumidor iniciou seu contato via chat ao vivo e, por qualquer motivo, migrou para uma ligação via telefone, o agente poderá prosseguir com o atendimento de onde parou. Ou seja, a pessoa não precisará repetir tudo o que expôs no outro canal de comunicação. 

Assim sendo, se você deseja encantar e fidelizar seus clientes, o omnichannel não é uma opção, mas uma necessidade.  

2. Maior procura por autoatendimento 

C‍erca de 70% dos clientes desejam o autoatendimento por autonomia e conveniência. Assim, podem resolver problemas em seu próprio ritmo. 

O ponto positivo desse item da lista de tendências para Contact Center é que o autoatendimento gera vantagens para a empresa

Além de gerar redução significativa de custos, aumenta a eficiência operacional, libera os agentes para interações mais complexas e permite atendimento 24X7 – outro desejo do consumidor atual. 

Sem contar que, fazendo uso de tecnologias adequadas, o gestor pode coletar dados, analisando-os para transformar em insights que proporcionem melhorias. 

Mais do que atender aos anseios de seu público, seguir essa tendência significa maior competitividade à sua empresa. 

3. IA é uma das tendências para Contact Center que tende a crescer 

Automatizar tarefas repetitivas e oferecer soluções inteligentes e personalizadas. Eis dois benefícios oferecidos pelo uso de IA no Contact Center que, entre outros, pode auxiliar nas dúvidas dos consumidores, acelerando o atendimento e proporcionando uma experiência positiva. 

A Inteligência Artificial também proporciona dados que podem ser usados para análises preditivas, como prever o comportamento e identificar as preferências do consumidor. O resultado são interações mais personalizadas, com foco nas necessidades de cada cliente. 

4. Foco total na segurança digital e privacidade de dados 

Regulamentações como a LGPD, que estabelecem rigoroso padrões de proteção aos dados do consumidor, assim como a crescente sofisticação de ciberataques colocam a proteção digital no centro das atenções.  

Ela também figura nessa lista de tendências para Contact Center porque o vazamento de informações gera prejuízos financeiros e de imagem à marca.  

Até mesmo a confiança do público-alvo na empresa está ligada à ciberproteção, sendo imprescindível para a boa reputação da marca e para a fidelização dos clientes. 

5. Investir na satisfação da força de trabalho 

Colaboradores satisfeitos e engajados são 20% mais produtivos e oferecem um atendimento superior aos consumidores. Sem contar que têm menor probabilidade de terem problemas de saúde mental. 

Mas existe outro motivo para apostar no bem-estar dos atendentes: a retenção de talentos.  

Afinal, quando um funcionário sai da empresa, leva com ele o conhecimento técnico e cultural que adquiriu ao longo do tempo na organização. Algo que leva tempo para ser construído e que é essencial para o bom desempenho. 

Além do mais, a rotatividade gera mais custos com seleção, contratação e treinamento. Também exige tempo do setor de RH, que poderia estar focando em melhorias para os próprios colaboradores e, consequentemente, para a empresa. 

Por tudo isso, proporcionar maior satisfação aos funcionários é uma das tendências para Contact Center que precisam ser consideradas. Ainda mais com a ascensão do trabalho remoto, onde o senso de pertencimento deve ser trabalhado para evitar o isolamento. 

6. Sustentabilidade no Contact Center é prioridade 

A preocupação com o meio ambiente é uma prática que agrada aos consumidores e aos próprios colaboradores. Portanto, merece estar entre as tendências para Contact Center. 

Um programa bem elaborado que envolva todos os setores, incluindo o atendimento, também pode gerar redução de custos e colaborar com a inovação na empresa. 

Mantenha seu Contact Center sempre eficiente com o parceiro certo 

Estar consciente das tendências para Contact Center é muito importante para ficar à frente da concorrência. Contudo, nem sempre é necessário investir em todas as inovações que surgem. 

Por isso, contar com uma empresa que ofereça soluções certas para sua operação ser mais eficiente e econômica é fundamental. 

A Callix é especializada em soluções para Contact Center e, após analisar suas necessidades, vai te ajudar a escolher as melhores opções para modernizar seu atendimento e oferecer a melhor experiência ao seu público. 

Acesse nosso site e descubra as soluções que vão permitir que sua empresa acompanhe as tendências para Contact Center! 

ACESSAR SITE 

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!