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Como aplicar a inteligência de mercado no Contact Center

Sumário

A inteligência de mercado no Contact Center é uma estratégia eficiente para otimizar operações e obter melhores resultados. Inclusive, colaborando para ampliar as vendas e fidelizar os clientes. 

Diante da necessidade de evolução constante na forma como as organizações coletam e utilizam informações para tornar os negócios mais competitivos, essa abordagem oferece insights valiosos sobre o mercado de atuação da empresa. 

Por isso, a seguir, vamos mostrar o que é a inteligência de mercado e de que modo pode ser aplicada para elevar a eficiência do Contact Center, vendendo e fidelizando mais. 

Afinal, o que é inteligência de mercado (e o que não é)? 

Antes de falarmos do uso da inteligência de mercado no Contact Center, vamos entender o conceito. 

A inteligência de mercado é uma estratégia que envolve a coleta, análise e interpretação de informações relevantes para um setor de atuação específico. Além de identificar e mapear a concorrência, também permite definir estratégias comerciais e compreender as tendências de consumo. 

Isso porque consegue saber como o serviço ou produto é visto pelo público de interesse, se o preço cobrado é coerente com o praticado pelo mercado e conhecer melhor os potenciais clientes e os atuais. 

Entre as técnicas adotadas para conseguir essas informações, podemos destacar a análise SWOT (que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio), o benchmarking, monitoramento de mídias e a análise de dados. 

Voltado exclusivamente para todas as etapas que antecedem uma venda e as diversas formas de perpetuá-la, ele se diferencia do Business Intelligence (BI), que se concentra em fornecer uma visão geral dos dados da empresa.  

Assim, a inteligência de mercado no Contact Center é uma ferramenta que permite aprimorar as interações com os clientes.  

Ao coletar informações sobre as preferências, necessidades e comportamentos dos clientes, as empresas podem adaptar suas estratégias de atendimento, oferecendo soluções personalizadas e melhorando a experiência do cliente. 

Motivos para adotar a inteligência de mercado como estratégia de negócios 

Uma boa avaliação do mercado de atuação gera vantagens competitivas importantes, como: 

  • Aprender com decisões de outras empresas – analisar os erros estratégicos de organizações semelhantes à sua oferece excelente oportunidade de aprendizado, sem que seja preciso passar pela mesma situação. O mesmo vale para os acertos; 
  • Agir com rapidezmonitoramento e análise constantes permitem estar alinhado com o mercado, prever tendências e identificar de que modo essas movimentações vão afetar seus negócios. Assim, é mais fácil e rápido estabelecer um plano de ação para não ficar obsoleto e se destacar; 
  • Identificar oportunidades – usar a inteligência de mercado no Contact Center possibilita saber o que o seu público deseja e ainda não existe no mercado, abrindo novas possibilidades de negócios; 
  • Promover a inovação – a estratégia leva a conhecer as novidades tecnológicas, bem como acompanhar e se antecipar às mudanças. Também colabora para a inovação em todos os processos organizacionais. 

Vale destacar que, ainda que seja muito importante o papel da inteligência de mercado no Contact Center, todas as áreas da empresa podem se beneficiar. 

Aplicando a inteligência de mercado no Contact Center 

Aplicar a inteligência de mercado no Contact Center colabora para alcançar melhores resultados, entre eles aumento nas vendas e fidelização dos clientes. Isso ocorre porque: 

Antecipação de necessidades 

A inteligência de mercado no Contact Center permite que as empresas antecipem as necessidades dos clientes. Tanto pelo estudo de tendência do mercado, como por meio da análise de padrões de comportamento de compra e preferências passadas. 

Assim, as empresas podem oferecer produtos ou serviços relevantes antes mesmo que o cliente os solicite. Essa abordagem proativa cria uma experiência de compra mais conveniente e fortalece a lealdade do cliente. 

Aprimoramento do atendimento ao cliente 

Com dados sobre as preferências do público-alvo, os agentes de suporte podem oferecer um serviço mais eficiente. Isso resulta em clientes mais satisfeitos e inclinados a fazer compras adicionais, recomendando a empresa a outras pessoas. 

Acompanhamento e feedback 

A coleta de dados contínua permite que as empresas acompanhem o desempenho de suas estratégias de vendas e marketing. Os resultados podem ser avaliados e ajustes podem ser feitos com base nas informações obtidas.  

Além disso, com o uso da inteligência de mercado no Contact Center, os clientes podem ser solicitados a fornecer feedback sobre suas experiências, o que ajuda a identificar áreas que precisam de melhoria. 

Previsão de demandas e estoque 

A análise de informações mercadológicas também ajuda a prever a demanda por produtos ou serviços. Isso permite que as organizações gerenciem melhor seus estoques e evitem excessos ou falta de produtos, garantindo que os clientes tenham acesso ao que desejam. 

Construção de relacionamentos duradouros 

Ao fornecer uma experiência personalizada e atender às necessidades dos clientes de maneira eficiente, a inteligência de mercado no Contact Center contribui para a construção de relacionamentos duradouros. Clientes satisfeitos tendem a permanecer fiéis à marca e a comprar repetidamente ao longo do tempo. 

A inteligência de mercado é uma estratégia importante para realizar bons negócios. Mas para adotá-la com eficiência, você precisa do suporte de soluções inovadoras para o Contact Center, caso do Callix

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